Vista Alegre celebra o "casamento" da indústria com o turismo.

2016-05-26 10:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Investimentos concluídos, equipamentos em funcionamento e uma cerimónia de inauguração presidida por um dos mais mediáticos Presidentes da República de Portugal,a Vista Alegre está preparada para dois dias de festa.

Marcelo Rebelo de Sousa preside à cerimónia de inauguração das obras de conservação da capela de Nossa Senhora da Penha de França, do Teatro da Vista Alegre, de ampliação do museu e creche da Vista Alegre e do novo Hotel da Vista Alegre. Na festa desta noite, às 21h30, haverá tempo para uma cerimónia religiosa, na Capela, sessão solene no Museu e fogo-de-artifício. 

Membros do Governo, o presidente da Vista Alegre, Lázaro Souza, o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e o Presidente da República são figuras deste momento. Entre os convidados estará o atual autarca de Aveiro, Ribau Esteves, considerado figura decisiva no rumo traçado, enquanto autarca em Ílhavo, pela liderança nas negociações com o grupo empresarial.

Para sexta fica reservada a inauguração e visita à Fábrica Ria Stone, na Zona Industrial da Mota, às 9h30; visita à ampliação da Fábrica Vista Alegre (10h30) e inauguração do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel (12h30) com intervenções do Presidente da Visabeira Turismo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ministro da Economia e Presidente da República.

A requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre ficou orçada em quase 2,5 milhões de euros ficando o Município de Ílhavo titular do Edifício do Museu, Mostruário, Loja e do edifício da antiga Creche do Bairro da Vista Alegre. Gere o Museu integrando a estrutura no conjunto de equipamentos culturais. Esta obra foi financiada por Fundos Comunitários.

O espaço de Museu foi construído a partir dos antigos fornos da fábrica que funcionam como espaço de entrada na nova estrutura, ponto de partida para uma viagem pela história da porcelana em Portugal. O novo Hotel, voltado para o canal do Boco e com ligação à Capela, é a primeira unidade cinco estrelas na Região de Aveiro.

O projeto de reabilitação do Teatro da Vista Alegre custou 629 mil euros e permite funcionar como espaço âncora do projeto “Arte, Criatividade e TIC” da Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação da Região de Aveiro (financiado pelo PO Regional do Centro).

Prevê a criação de um laboratório de artes digitais capaz de suportar projetos criativos com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. A fábrica voltou a área fabril para Norte reservando toda a área da antiga entrada principal para a vertente turística.

O Grupo Vista Alegre Atlantis, assim conhecido a partir de 2001 no rescaldo da fusão das porcelanas Vista Alegre com os cristais Atlantis, foi adquirido pelo Grupo Visabeira em 2009 e iniciou um trajeto de “rejuvenescimento” e “internacionalização” procurando a afirmação nos quatro cantos do mundo.

Acredita que os investimentos agora concretizados são mais um passo nessa estratégia de afirmação que procura reunir valores da indústria e do turismo no mundo das porcelanas que fizeram e fazem história em Casas Reais e palácios presidenciais de todo o mundo. A autarquia de Ílhavo já assumiu pela voz de Fernando Caçoilo que este é um passo importante na preservação de património (com áudio).