Visitas encenadas à antiga fábrica do descasque do arroz arrancam este fim de semana.

2022-06-16 08:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja inicia este fim de semana “Visitas Performativas” para conhecer a história da cultura de arroz no concelho.

Durante dois dias, 18 e 19 de junho, viagem à descoberta das histórias dos habitantes e antigos trabalhadores da antiga fábrica do descasque do arroz.

A antiga fábrica do descasque do arroz é hoje ocupada por operários que a decidem recuperar, mas em vez de arroz fabricam algo que não se conjuga com arroz-doce nem basmati.

O Município de Estarreja desafiou a Casa da Esquina e nasceu um projeto de teatro, em forma de visita guiada, que percorre numa linha de tempo os espaços da futura Fábrica da História – Arroz em Estarreja.

Nessa linha de tempo, o público é convidado a descobrir a história oficial de Estarreja cruzando-se com a história subjetiva.

E nessa interseção vamos à procura do que ficou na memória dos habitantes e antigos trabalhadores para ativar e poder transmiti-la a outros, e com isso mantê-la viva e luminosa para as gerações futuras.

Isabel Simões Pinto, vereadora da cultura, salienta que esta iniciativa pretende “abrir as portas da antiga Hidroelétrica de Estarreja – Fábrica do Descasque do Arroz, ainda na fase final da obra de reabilitação, dando a conhecer as histórias que fizeram aquele espaço industrial no passado, ativando a curiosidade dos visitantes para o que será a Fábrica da História – Arroz, na certeza de que será sempre um espaço de Memória Coletiva Municipal.”