“Vinho da volta” maturado pelas ondas do mar.

2016-12-07 11:10

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O vinho que estagiou numa viagem, a bordo do navio Coimbra, ganhou a confiança do produtor e vai voltar a "embarcar" em novas viagens. O produtor do Douro já garantiu a manutenção desta ideia. “Já temos prevista uma segunda edição, com partida em janeiro”, menciona Manuel Dias.

Numa associação entre a Lua Cheia em Vinhas Velhas e o Clube de Oficiais da Marinha Mercante, 3.000 garrafas navegaram durante três meses a bordo de um navio bacalhoeiro, estagiando em alto mar. Recupera-se assim a velha tradição do "vinho da volta", maturado pelas ondas do mar.

Herda o nome do Deus dos Mares, porque foi a travessia oceânica que lhe determinou a essência. Poseidon é o mais recente projeto do produtor do Douro Lua Cheia em Vinhas Velhas, numa parceria com o Clube de Oficiais da Marinha Mercante.

A 7 de junho deste ano, 3.000 garrafas da colheita de 2014 partiram a bordo do navio bacalhoeiro Coimbra, rumo aos Grandes Bancos da Terra Nova. Navegaram 81 dias, ao longo de 10.291 milhas náuticas no porão do navio, estagiando em alto mar.

Segundo Manuel Dias, administrador do Lua Cheia em Vinhas Velhas, “a técnica é inspirada na tradição do ‘vinho da volta’, praticada em tempos pelo Vinho da Madeira. O balanço e as condições da travessia oceânica permitem um envelhecimento precoce do vinho e concedem-lhe características únicas”.

Este vinho é uma “homenagem à memória marítima de Portugal e aos pescadores portugueses que ao longo de séculos dedicaram as suas vidas à pesca longínqua”, acrescenta o responsável.

O Lua Cheia em Vinhas Velhas Poseidon 2014 é um DOC Douro tinto, produzido com uvas de vinhas velhas, como é característico do produtor. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês e mais três meses em alto mar. Segundo o produtor, “Poseidon é um vinho de uma elegância incomum, com taninos finos e bem integrados”.

A enologia ficou a cargo de João Silva e Sousa e Francisco Batista.Esta é uma edição limitada de 3.000 garrafas. Todas as garrafas estão numeradas e são acompanhadas por um Certificado do Clube de Oficiais da Marinha Mercante.