"Viajar sem pressa" fiscalizou condutores e regista agravamento do número de vítimas mortais na última semana de Abril.

2022-05-03 09:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Distrito de Aveiro com duas vítimas mortais na semana de 26 de Abril a 2 de Maio está entre os que registaram mais vítimas na estrada.

São dados da Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

Esta ação decorreu nos dias 26 de abril a 2 de maio e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR no Continente, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Sintra, Trofa, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira e Évora.

No período da campanha, de 26 de abril a 2 de maio, registou-se um total de 1.831 acidentes, de que resultaram 8 vítimas mortais, 28 feridos graves e 419 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se menos 274 acidentes, mais 6 vítimas mortais, menos 4 feridos graves e menos 219 feridos leves.

As 8 vítimas mortais, 7 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 21 e 83 anos.

Os acidentes na origem das vítimas mortais ocorreram maioritariamente no Norte e Centro, nos distritos de Bragança, Braga, Aveiro (2), Viseu (2), e ainda nos distritos de Lisboa e Beja.