Viagens em balão de ar quente na festa Arte Nova.

2021-06-07 18:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assinala o Dia Mundial da Arte Nova (10/06) com um programa festivo de 10 a 13 de Junho.

Tida como Cidade Arte Nova Portuguesa de referência, Aveiro irá comemorar a Festa Arte Nova, cujo Dia Mundial se celebra a 10 de junho, com viagens diárias num balão de ar quente no Rossio.

O Museu Arte Nova terá entradas gratuitas nos quatro dias.

Destinada do público em geral, a Festa Arte Nova terá participação gratuita e pretende recordar que, no período de 1900, os balões de ar quente e os dirigíveis integravam o imaginário coletivo e eram alvo de notícia.

Nesta edição da Festa Arte Nova propõe-se a experiência de uma viagem num balão de ar quente.

Assim, durante quatro dias, entre as 8h00 e as 11h00 e as 19h00 e as 22h00 (sujeito a condições atmosféricas favoráveis), serão proporcionados vários “Voos Cativos em Balão de Ar Quente”.

A participação implica inscrição prévia e as viagens acontecerão por ordem de chegada.

Com sessões marcadas para as 10h00 e as 15h00, haverá visita guiadas e comentadas ao Roteiro Arte Nova de Aveiro. Trata-se de um percurso interpretativo para observar os edifícios ao gosto Arte Nova, abordando-se esta corrente artística e o seu desenvolvimento local.

Ainda nos quatro dias, pelas 11h30 e 16h30, realiza-se o atelier Infantil “Viajar no Papel”, uma atividade que puxa pela imaginação, recorrendo a colagens e tintas que se misturam, criativamente com réplicas de postais antigos relacionados com o tema das viagens e da descoberta do mundo.

Nestas duas últimas ações, podem inscrever-se, por e-mail, até 10 participantes por sessão (museucidade@cm-aveiro.pt)

No dia 10 de junho haverá uma Happy Hour nos Museus de Aveiro, às 18h00, dedicada à Arte Nova: “Em privado. A Arte Nova e o interior doméstico”.

Será difundida na página de Facebook dos Museus de Aveiro (facebook.com/Museudacidadedeaveiro).

Recorde-se que o Museu Arte Nova tem patente a exposição “Artesãos de Fogo” que apresenta uma das coleções mais importantes de vidro Arte Nova produzidas nos finais do século XIX e princípios do século XX na região francesa de Lorena, mais concretamente, em Nancy.

Foi ali que os artesãos da época criaram peças de vidro únicas, com decorações inspiradas na Natureza.

A exposição revelará a essência desta técnica artesanal de trabalhar o vidro, que requer muita perícia e destreza dos vidreiros durante todo o processo.