Viagem inaugural de comboio histórico agendada para dia 1 de Julho.

2017-06-29 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A CP agendou para sábado a primeira viagem de verão do comboio histórico do Vouga e a bordo vai seguir o Secretário de Estado das Infraestruturas.

Guilherme d’Oliveira Martins é convidado nesta primeira viagem que sai de Aveiro, às 13h40, para um percurso até Macinhata do Vouga onde haverá visita ao núcleo museológico, seguindo depois para Águeda com paragem para visita ao AgitÁgueda e regresso a Aveiro.

O comboio histórico é uma peça que conta com uma antiga locomotiva diesel e três carruagens dos primeiros anos do século XX. A locomotiva diesel 9004, fabricada em Espanha em 1964, inclui três carruagens: uma de origem belga de 1908, outra fabricada na Alemanha em 1925 e a terceira construída pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913. "Este material, que se encontrava desativado, foi alvo de uma reparação total, realizada nas oficinas da EMEF de Contumil, para restabelecer as suas condições de circulação", adianta a CP em comunicado.

Haverá animação a bordo com grupo de música e cantares tradicionais da região e prova dos famosos pasteis de Águeda. À chegada a Macinhata do Vouga, visita ao Museu Ferroviário com possibilidade de degustar ou adquirir produtos regionais.

Regresso pelas 16h25 com paragem em Águeda e visita ao centro histórico daquela cidade, onde é possível observar o famoso The Umbrella Sky - instalação de milhares de chapéus-de-chuva coloridos nas ruas da cidade.

A chegada a Aveiro está prevista para as 19h08. O bilhete normal custa 29,50 e o de criança (4 aos 12 anos) 16 euros.