Vale de Ílhavo é, oficialmente, Aldeia de Portugal.

2023-04-27 07:34

Categoria: 

Concelho: 

Vale de Ílhavo, Algoso, Argas, Folhense, Moimenta da Raia, Sambade, Alte e Podence passam a exibir o selo “Aldeias de Portugal”.

Após alguns meses de análise aos diferentes aspetos exigidos para candidatura, o júri de especialistas que integra a Comissão de Avaliação das Aldeias de Portugal aprovou a adesão de oito novas localidades à “rede das mais genuínas do país”.

Dos novos destinos classificados como “Aldeias de Portugal” pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA), dois situam-se no distrito de Aveiro – são eles Folhense, no concelho de Vale de Cambra, e Vale de Ílhavo, no município de Ílhavo – e quatro localizam-se no distrito de Bragança – como é o caso de Algoso, no concelho de Vimioso; Moimenta da Raia, no de Vinhais; Podence, em Macedo de Cavaleiros; e Sambade, na Alfândega da Fé.

A essas novas aldeias certificadas junta-se ainda Argas, no município de Caminha, em Viana do Castelo, e Alte, no concelho de Loulé, em Faro.

“Estamos particularmente orgulhosos destas adesões ao universo das Aldeias de Portugal, porque, além de evidenciarem a especial força da região Norte na preservação dos seus territórios mais tradicionais, também refletem o reforço geográfico da marca no Sul do país, cuja menor representatividade na rede era uma lacuna que lamentávamos”, afirma Teresa Pouzada, diretora da ATA.

“Sabemos que o processo de adesão é particularmente minucioso e obriga ao envolvimento de várias entidades, para garantia de que toda a comunidade associada ao povoado está efetivamente envolvida na candidatura e motivada para o projeto de desenvolvimento que a marca ‘Aldeias de Portugal’ preconiza, mas esperamos que a entrada de Alte na rede confira uma nova dinâmica à promoção dos territórios mais genuínos do Algarve, que está cheio de potencial neste domínio do turismo rural”.

No distrito de Aveiro, a aldeia de Folhense revela-se nos vestígios megalíticos do menir de Lameirinhos, na praia fluvial do Pontemieiro e num parque de merendas com ligação a trilhos pela serra do Arestal, enquanto o povoado de Vale de Ílhavo, também conhecido pelo seu Carnaval, mas mais afamado pelo típico pão.

A organização deste selo fala, leva a inlfuência de Vale de Ílhavo ao Bairro Operário da Vista Alegre, ao trilho pela Rota das Padeiras, percursos de canoagem ou caiaque pela Ria de Aveiro, e vários pontos de birdwatching entre marcas do território.