Vai ser recuperado o cordão dunar entre as Praias da Costa Nova e Barra.

2020-09-03 09:15

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo avança para a empreitada de recuperação e estabilização do cordão dunar entre as Praias da Costa Nova e Barra. A empreitada visa "recuperar e estabilizar" o cordão dunar entre a Praia da Barra e Costa Nova, numa extensão de linha de costa de 1,2 quilómetros. A obra tem um prazo de execução de quatro meses e representa um investimento na ordem dos 400 mil euros (financiados através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos: “Acções de Protecção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”). Assim, 75 por cento do valor da obra é comparticipado pelo quadro comunitário, 12,5 por cento pela Câmara de Ílhavo (o que equivale a cerca de 43.000 euros) e os outros 12,5 por cento pela Agência Portuguesa do Ambiente (APAmbiente).

A Câmara Municipal de Ílhavo e a Agência Portuguesa do Ambiente I.P. (APAmbiente) assinaram o contrato e auto de consignação da Empreitada de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a intervenção é assegurada pelo Município de Ílhavo e pela Agência Portuguesa do Ambiente, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela Câmara Municipal e pela APAmbiente (43.781,49 euros).

Na cerimónia de assinatura do contrato, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destacou “a importância da obra, há muito desejada e esperada, enquadrada na defesa do meio ambiente, na integração do homem com a natureza e na prevenção costeira face às alterações climáticas, nomeadamente as que são provocadas pelo impacto das mutações constantes do nível do mar e do impacto das marés”.

Fernando Caçoilo deixou ainda um apelo ao Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, “que o próximo Quadro Portugal 2030 integre, nos Fundos Comunitários, a defesa costeira como um desígnio nacional, de forma estruturada e integrada, permitindo olhar para todas as potencialidades que a Linha de Costa possui e que permitem fomentar o desenvolvimento económico e territorial do país e a promoção e valorização turística”.

Para além do apelo ficou, igualmente, vincada a importância que se reveste a defesa e a implementação de medidas preventivas que minimizem eventuais impactos ambientais e permitam preservar a imensa extensão da área lagunar da Ria, recordando que Ílhavo é um dos municípios pioneiros na aprovação de um Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Com esta empreitada pretende-se recuperar e estabilizar o cordão dunar no Município de Ílhavo, entre a Praia da Barra e da Costa Nova, a sul do Porto de Aveiro, numa extensão aproximadamente de 1.236 metros, com a colocação de paliçadas, plantação de espécies autóctones que contribuem para a fixação das areias na duna e com a colocação de passadiços sobrelevados que permitem a circulação de pessoas, entra praia da Barra e da Costa Nova, evitando o impacto sobre o sistema dunar.

A intervenção tem, ainda, como objetivo a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira, sendo relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas.