Vagos Sensation Gourmet inicia programação de Verão na Vagueira.

2018-07-06 07:10

Categoria: 

Concelho: 

A 5ª edição do Vagos Sensation Gourmet arranca esta sexta para três dias de programação na Praia da Vagueira.

"Ultrapassa os teus límites" é o tema da escolhido para a edição deste ano. O evento celebra a diversidade e a riqueza do património gastronómico português. Alicerçado nesta dualidade entre o tradicional e o contemporâneo, entre o convencional e o abstrato, entre o rústico e a tendência é o objetivo expresso da organização, a aproximação com as tradições, mostrando, desta forma, o verdadeiro sentido palavra gourmet.

Haverá atividades como showcookings, debates, provas comentadas, espetáculos e degustações que, dessa forma, lhe dão um carácter único e diferenciador.

Confirmados estão Filipa Gomes (Prato do Dia - 24 Kitchen), Vitor Matos (ANTIQVVM e Hotel Vidago Palace), o chef revelação do ano Vasco Coelho Santos, o convidado internacional Nurdin Topham (1* Michelin), entre muitos outros.

É o arranque do programa “Animar o Verão 2018” no Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.

A Biblioteca de Praia abrirá ao público a partir do dia 11 de julho e funcionará todos os dias, com diversas atividades lúdicas. Neste mesmo dia, será, também, a abertura do espaço desportivo Street Basket.

No sábado, dia 14 de julho, realiza-se a abertura da Feira do Livro e da Feira do Artesanato que estarão, também, em permanência, até ao final do verão.

Ao longo deste dia, há jogos de expressão dramática “Expressa-te” (10h30), que volta a repetir-se no dia 21 à mesma hora; teatro de fantoches “O Coelhinho Afonso” (14h00), oficina de pintura “O fantoche ganha cor” (15h00) e o teatro “Há chatos no passadiço”(17h00).

O final deste dia será dedicado ao desporto, com uma aula de ginástica no âmbito do projeto Vagos em Ação (18h00) e o início do Torneio de Futebol de Praia (18h00), que decorrerá até dia 29 de julho.

Ainda no âmbito desportivo, o mês de julho promete muita energia com as manhãs desportivas com Zumba, que decorrem todos os domingos às 10h30, a partir do dia 15 de julho.

Haverá, também, aulas de ginástica, no âmbito do projeto Vagos em Ação, aos sábados, às 18h, no jardim da Pá. E no dia 22 de julho, a marina da Vagueira recebe, mais um ano, a Manhã Náutica, pelas 09h30.

Nos dias 19, 20 e 21 de julho, vamos contar com mais uma edição dos Jogos “Municípios Sem Fronteiras”, que vão envolver as freguesias do Concelho e que vai constituir-se, mais uma vez, como uma grande manifestação de convívio e de competição salutar entre toda a população. Música, luz, cor e divertimento é o que nos espera nessas 3 noites de festa.

E não podia faltar o dia dos Insufláveis que ocuparão, todo o dia de domingo, 29 de julho, o largo Parracho Branco, e que fará a delícia dos mais pequenos.

Este ano, a Praia da Vagueira receberá mais uma escultura de arte contemporânea, que será colocada na praceta da quinta da Boa-Hora. A sua inauguração realiza-se no dia 20 de julho, às 18h00.

No dia 15 de julho, domingo, o passadiço da Vagueira recebe “-6 graus acústico”, pelas 19h30. Nos dias 19 e 21 de julho, haverá a hora de improvisação “O Baú dos Sonhos”, às 15h00, no Largo Parracho Branco.

No domingo, dia 22, é a vez de Fábio Rocha Jazz Trio (18h00), animar o passadiço. Neste mesmo dia, pelas 21h30, a Orquestra da Sociedade Musical de St.ª Cecília, dá um Concerto no espaço Museológico da Vagueira.

Na quarta-feira, dia 25 de julho, o Largo Parracho Branco recebe o grande momento musical do mês com “Quim Barreiros”, pelas 22h00.

No dia 27 de julho, a Biblioteca de Praia recebe a hora dos contos com “O Ice Tea das cinco” e, à noite, a partir das 22h, o grupo Pizzicato anima o Largo. No dia seguinte, 28 de julho, no mesmo horário é a vez do grupo Supra Acustic.

Estão previstas, também, atividades dedicadas ao ambiente, tais como “Marte...em Vagos”, que acontece no dia 26 de julho, às 21h30, no auditório da Biblioteca de Vagos; a Astronomia na Vagueira, que se realiza no dia 30, às 22h00, junto ao Casablanca e, no dia 31 de julho, realiza-se a atividade “O mar, a ria e a terra, um património à sua espera”, que tem ponto de encontro marcado junto à Universidade de Aveiro e que irá percorrer o concelho de Vagos (sujeito a inscrição).