Vagos: Escola de Agricultura organiza seminário “Abelhas no Recreio”

2024-04-17 14:37

Categoria: 

Concelho: 

A Escola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos marca presença, esta semana, dias 17 e 18 de junho, na Eslovénia, no workshop da rede PAC da União Europeia sobre o tema “Promover uma agricultura amiga dos polinizadores”.

E tem agendado, em Vagos, um encontro que aborda o tema da polinização.

“EPADRV: Abelhas no Recreio” ruma à Europa para a difusão de práticas agrícolas amigas dos insetos polinizadores nos ecossistemas agrícolas.

É o reconhecimento do trabalho que a escola tem vindo a realizar no âmbito do laboratório pedagógico para a agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis.

Esta ação, em linha com a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e a Iniciativa dos Polinizadores da UE no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, visa apoiar a agricultura sustentável através da partilha de práticas e sistemas agrícolas inovadores e favoráveis aos polinizadores que promovam o intercâmbio de conhecimentos e cooperação entre diferentes intervenientes neste domínio.

A manutenção de prados silvestres, a rotação de culturas, a colocação parcial de parcelas em pousio agrícola, a sementeira de faixas de flores silvestres nas bordaduras das parcelas agrícolas e em zonas não produtivas, a manutenção de sebes vivas, a gestão dos pomares (mirtilos e de citrinos) de acordo com os princípios da agroecologia, a instalações de caixas-ninho para insetos polinizadores selvagens, a preservação de áreas de solo nu e de taludes seminaturais, são alguns dos exemplos seguidos no seio da exploração agrícola da escola.

Esta quinta, dia 18, a EPADRV organiza a 2ª edição do Seminário “Abelhas no Recreio”, evento destinado não só à comunidade escolar e a professores dos grupos disciplinares relacionados com as ciências experimentais, como também ao público em geral.

Participam no evento, oradores pertencentes à Flower Lab e B-Team do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra), Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e a rede de cooperação FUTURAGRI.

Os trabalhos arrancam às 10h20 com a Sessão de Abertura a cargo de Paulo Alves (Diretor da EPADRV) e Paulo Sousa (Presidente da Câmara Municipal de Vagos).

Ao final da tarde, depois dos painéis, segue-se a reflexão conjunta e entrega dos prémios Concurso“Abelhas no Recreio”.