Vagos: Contrato Local de Desenvolvimento Social reforça coesão.

2020-06-29 10:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Instituições motivadas para a execução do projeto “Vagos ConVida – Contrato Local de Solidariedade Social” (CLDS4G) cuja apresentação aconteceu na semana passada.

É o primeiro contrato do género em Vagos para prevenir o isolamento social e a exclusão social e valorizar todo o potencial humano, social e cultural de cada lugar e de cada freguesia do concelho.

Está especialmente vocacionado para pessoas idosas, pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, crianças e jovens, associações e grupos locais, instituições particulares de solidariedade social e equipas de intervenção social, escolas, tecido empresarial, comerciantes, associações humanitárias, serviços sociais e de saúde e as autarquias locais.

A coordenadora da ação, Carla Fernandes, destaca essa experiência inovadora e o papel que pode desempenhar num município como Vagos (com áudio)

O projeto já teve início em Maio e prolonga-se por 36 meses com investimento de 465 mil euros.

As entidades responsáveis são a Santa Casa de Misericórdia de Vagos e a Associação BETEL.

Juan Martins, Presidente da Associação, realça o papel das IPSS na vida dos cidadãos em particular dos mais fragilizados (com áudio)

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, Paulo Gravato, lembra que depois dos incêndios e agora com a pandemia Vagos tem atravessado desafios sociais relevantes.

Silvério Regalado, autarca de Vagos, salienta a importância do trabalho conjunto e a aposta na coesão.

“Este projeto é muito de coesão territorial, matéria que não se esgota no binómio interior/litoral, aliás estamos numa área do território nacional que, há 40 ou 50 anos, tinha populações que emigravam para ter mais qualidade de vida, a despeito de estarmos no litoral”.