Vagos celebra Padroeira e Divino Espírito Santo em cinco dias de festa.

2022-06-03 07:27

Categoria: 

Concelho: 

Vagos em festa com a celebração dos festejos em honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos.

São cinco dias com atividade religiosa e animação no centro da vila e no santuário.

Em relação ao programa religioso, merecem destaque as cerimónias que que têm início no dia 05 de junho, pelas 17h00, com a missa solene, na Igreja Matriz de Vagos, seguida da Procissão do Divino Espírito Santo com acompanhamento da Banda Vaguense.

Na segunda-feira, dia 6 de junho, Dia do Município, realiza-se a tradicional peregrinação à Nossa Senhora de Vagos com missa solene, às 11h00, que promete levar milhares de fiéis ao Santuário onde, também às 16h00, acontecerá a bênção e distribuição do Bodo.

Pelas 19h30 realiza-se a Serenata à Nª Senhora de Vagos com interpretação dos fadistas Carolina Pessoa e Nuno Sérgio, acompanhados à viola por Ni Ferreirinha, à guitarra portuguesa pelo mestre Armindo Fernandes e à viola-baixo por Fábio Rocha.

À noite, pelas 21h00, tem início a Procissão de Velas, que sai do Santuário de Vagos em direção ao centro da Vila, acompanhada pela Banda Vaguense.

A destacar também a atribuição de Diplomas de Mérito aos alunos do concelho, a distinção de personalidades e a apresentação do livro do João Carlos Sarabando.

Rui Veloso e Fernando Daniel prometem animar as hostes vaguenses.

Estes momentos serão complementados com os espetáculos dos Two-Time Winners, dos Insert Coin e dos Cats Project, garantindo muita música, luz, cor e animação ao longo dos cinco dias de festividades.

Ainda no campo musical, destaque para o concerto da Banda Vaguense no domingo do Espírito Santo, num certame que irá abrir com as tasquinhas inseridas no evento “Vagos com Cultura e Gastronomia”, prosseguir com a peça de teatro “Em nome do Espírito Santo – A caminho de Pentecostes” interpretada pelo Grupo de Teatro Fantástico e incluir a FaaVa – Feira de Artesanatoo e Antiguidades de Vagos.

Esta sexta, na abertura, há “Cultura e Gastronomia”, no Estacionamento do Antigo Centro de Saúde.

Este espaço está aberto até ao dia 06 de junho entre as 12h e as 15h e entre as 19h e as 23h.

No sábado, dia 4, às 21h, no Anfiteatro da Quinta do Ega, espetáculo de Teatro “Em nome do Espirito Santo e Atuação dos Two Time Winners, às 23h.

No domingo, abertura da Faava, na Pérgula, pelas 9h; atuação em miniconcerto da Banda Vaguense, na escadaria do Tribunal de Vagos; Atuação de Fernando Daniel, na Quinta do Ega, pelas 22h30m; Espetáculo Pyromusical, na Quinta do Ega, pelas 00h00 e atuação do Grupo Musical Insert Coin, depois da meia noite.

Na segunda, destaque, às 16h, para a atribuição de Diplomas de Mérito Municipal, no Jardim S. Sebastião; apresentação do livro “Vagos, a Gente e a casa Bioclimática”, de João Carlos Sarabando, no Jardim S. Sebastião, pelas 17h30 e atuação de Rui Veloso, na Quinta do Ega, às 23h.

A terminar, na terça, dia 7, realiza-se a tradicional sardinhada de São João, na Quinta do Ega, pelas 10h00, com animação a cargo de Cats Project.