Vagos apresentou o 'Nosso Natal' em época especial.

2024-01-05 16:49

Categoria: 

Concelho: 

Entre os dias 16 e 30 de dezembro de 2023, o Município de Vagos levou a cabo a segunda edição do evento natalício “Vagos, o Nosso Natal”.

Seguindo a estratégia da primeira edição, a iniciativa, que este ano teve mais uma semana, realizou-se em três dos principais espaços do centro da Vila de Vagos, nomeadamente o Largo da Biblioteca Municipal João Grave, a Praça da Corredoura e a Praça da República tendo, este ano, sido alargada ao agora municipalizado Museu do Brincar, que haveria de ser um ponto fulcral no “Vagos, o Nosso Natal”.

A par do aumento dos locais de realização da atividade, houve significativos melhoramentos do ponto de vista do conforto dos visitantes, nomeadamente com a instalação de uma tenda para espetáculos no Largo da Biblioteca Municipal João Grave, que acolheu todas as atuações e concertos de maior monta, tendo registado, consecutivamente, enchentes. Bons exemplos foram a cerimónia de inauguração com a chegada do Pai Natal; a celebração do 55º aniversário do Orfeão de Vagos, com a presença de Armindo Fernandes e o espetáculo de Dança pela Art’Z Dance; a performance circense “Somnium Circus”, o espetáculo Christmas Fire; a atuação do ilusionista Zé Mágico; as “Histórias Contadas e Cantadas” de Alda Casqueira, o concerto das “Cabaças e Cavaquinhos de Soza”, terminando em apoteose com o concerto da Banda Vaguense com a formação suíça “Musikgesellschaft Kaiseraugst” que proporcionaram um ambiente absolutamente fantástico.

De salientar também a comemoração do oitavo aniversário da Biblioteca Municipal João Grave com a entrega dos prémios aos leitores com mais requisições no ano de 2023, o corte do bolo e o cantar dos “Parabéns a Você”.

Uma das novidades que se juntou ao programa do “Vagos, o Nosso Natal” foram os primeiros passeios do Barco Moliceiro do Município de Vagos “Os Violas” que nos dias 17, 23 e 30 transportou dezenas de visitantes, sulcando as águas do Rio Boco.

A estes momentos de maior afluxo de público, juntou-se uma programação cultural com uma diversidade assinalável, com temáticas que foram da música ao teatro, passando pela animação de rua, às diversas oficinas artísticas, sem faltarem as pinturas faciais, tão do agrado dos mais pequenos.

Para além do cartaz cultural diverso e com qualidade, a aposta nos carrosséis na Praça da Corredoura e na Praça da República, revelou-se mais uma vez, acertada. Estes foram pontos de atração para públicos de todas as idades que não quiseram perder a oportunidade de experimentar (repetidamente) a diversão que estes equipamentos sempre permitem.

De salientar, igualmente, o “Mercadinho de Natal”, que teve um aumento substancial de participantes que apresentaram uma gama de oferta assinalável que foi do artesanato à gastronomia de Natal.

O Museu do Brincar, que teve entradas gratuitas durante a duração do evento, registou exposições e ateliers bastante participados e, mais do que isso, a presença intensa do único Pai Natal certificado da Península Ibérica que fez as delícias das famílias que, entre os dias 17 e 23 de dezembro o visitaram para deixar as tradicionais cartas no marco do correio, confraternizar com o Pai Natal e levar uma fotografia de recordação. Pai Natal que, de resto, já havia percorrido as escolas e instituições do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, para gáudio das crianças do concelho de Vagos.

Com mais uma semana de duração, mais espaços, mais programação, mais diversão, mais expositores e muito mais público, a edição 2023 do “Vagos, o Nosso Natal” deixa já saudades e água na boca para 2024.