Urban Challenges e 5G Challenges alargam prazos de candidatura. Valor total de prémios ascende a 195 mil euros.

2021-03-16 15:50

Categoria: 

Concelho: 

O prazo para receber as candidaturas da 2.ª edição do Urban Challenges e 5G Challenges, do programa Aveiro Tech City, foi alargardo para 28 de março. No total, estas duas iniciativas que desafiam empreendedores, start-ups, scaleups e instituições de I&D somam prémios de 195 mil euros. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de março através da plataforma Aveiro Tech City.

Cada um dos cinco finalistas dos Aveiro Tech City Urban Challenges vai receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos respetivos projetos.

O 5G Challenges realiza-se em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, e destina-se a a startups, scaleups e instituições de I&D. O objetivo é premiar as melhores ideias e soluções na área do 5G, permitindo que os candidatos utilizem infraestrutura 5G instalada em toda a cidade de Aveiro para testar livremente de projetos pioneiros que queiram ver realizados.

No laboratório vivo da cidade de Aveiro, statups, scaleups e centros de I&D poderão desenvolver e escalar comercialmente as suas soluções, através de acompanhamento técnico e de sessões de mentoria.

Os três vencedores do Aveiro Tech City 5G Challenges recebem 25 mil euros cada um para financiar os respetivos projetos premiados. Neste desafio, além dos prémios para os vencedores, também há apoio monetário de dois mil euros para cada um dos 10 projetos que passarem à fase final.

Os interessados precisam de preencher um formulário online. As informações detalhadas sobre o processo de candidatura, normas de participação e cronograma das iniciativas a realizar ao longo de 2021 estão disponíveis no website do Aveiro Tech City, bem como os vencedores das edições anteriores.

Organizados com a mentoria da empresa Beta-i, ambos os programas serão acolhidos pelo Município de Aveiro durante o ano de 2021 e compreendem, além da fase de criação e testes dos projetos, o acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores e peritos especializados para dar apoio aos projetos finalistas.

O Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges representam apenas duas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que tem como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo, partindo de pilares como a tecnologia, serviços e aplicações, formação, educação e resposta a desafios concretos.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732 euros.