Universidades da Região Centro em programa que fomenta projetos de inovação.

2022-09-20 15:50

Categoria: 

Concelho: 

Universidade da Região Centro envolvidas em programa que fomenta projetos de inovação.

Chama-se “Seed Tech Transfer” e decorrerá de 12 outubro a 30 de novembro, nas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior.

A iniciativa, enquadrada no âmbito das atividades do consórcio INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, visa a transformação de ideias inovadoras que resultam das atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em novas Empresas de Base Tecnológica (EBT) de sucesso.

A submissão de candidaturas para a participação no programa já pode ser efetuada.

Doutorados, doutorandos, docentes e pessoal não docente com vínculo a pelo menos uma entidade parceira do projeto INOVC+, que pretendam desenvolver uma ideia de negócio e/ou que tenham projetos académicos inovadores em fase inicial de desenvolvimento, são desafiados a participar no “Seed Tech Transfer”.

Esta iniciativa oferece a possibilidade de obter ferramentas e conhecimentos necessários para alavancar a transferência das suas tecnologias e projetos de I&D para o mercado, através de uma metodologia ágil que alia tecnologia, mentoria e investimento.

O programa do Seed Tech Transfer engloba sete workshops, que terão lugar nas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior, e serão acompanhados de sessões de mentoria.

Para os melhores projetos existe ainda a possibilidade de apresentação em formato pitch, perante os investidores.

A apresentação dos projetos será feita na Conferência Internacional INOVC+, em data a anunciar, onde marcarão presença investidores, empresários e outros elementos do ecossistema de inovação.

Neste evento as equipas terão de proceder a uma apresentação ao estilo “elevator pitch”, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível.