Universidade de Aveiro tem 79 nomes na lista de investigadores com maior impacto no mundo em 2022.

2023-10-18 09:48

Categoria: 

Concelho: 

Setenta e nove dos investigadores com maior impacto no mundo, em 2022, pertencem à Universidade de Aveiro.

E a academia aveirense conta também com 60 investigadores considerados "os mais influentes e com maior impacto em toda a sua carreira".

Estes são alguns dos resultados do estudo anual Elsevier Data Repository, realizado pela Universidade de Stanford e agora divulgado.

O estudo avaliou um total de 210.198 investigadores na categoria "investigadores de maior impacto no ano de 2022" e a UA conta com 79 nesta lista.

Já no parâmetro investigadores "mais influentes e com maior impacto em toda a sua carreira", foram analisados 204.643 investigadores, sendo 60 deles da UA.

Assim, este estudo apresenta dados separados para o impacto ao longo da carreira e para o impacto de um único ano, no presente caso, para o ano 2022.

Em 2023, o Elsevier Data Repository volta a atualizar os seus indicadores normalizados sobre os investigadores mais citados.

Esta normalização é essencial uma vez que padroniza dados sobre citações para cada autor: o índice ‘h’ quantifica a produtividade e o impacto do autor baseando-se nos artigos com mais citações; o índice ‘hm’ ajustado por coautoria quantifica a contagem fracionada dos artigos com mais citações); citações de artigos em diferentes posições de autoria; e ainda um indicador composto (c-score) que tem como principal objetivo promover medidas de combate à autocitação.