Universidade de Aveiro recebe o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

2023-03-23 20:18

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro recebe o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Perto de 2 mil alunos, do básico e do secundário, participam em jogos matemáticos.

Esta competição é promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva.

A edição deste ano letivo é organizada localmente pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pelo Departamento de Matemática da UA e pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Neste campeonato disputar-se-ão seis jogos (Semáforo, Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go), distribuídos por doze categorias.

Para esta edição do Campeonato, estão inscritos cerca de dois mil alunos, de aproximadamente 350 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.

Ao longo de todo o dia, das 9h00 às 17h00, o Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro será o palco das competições, sendo que as eliminatórias acontecem de manhã e as finais ocorrem da parte da tarde.

A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h00.

Paralelamente às competições, decorre um vasto programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos.

Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.