Universidade de Aveiro recebe conferências internacionais sobre educação e formação em Ciências Forenses.

2019-06-06 15:04

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro vai ser palco de duas conferências internacionais sobre educação e formação em Ciências Forenses.

A primeira, esta sexta, destina-se a professores, investigadores e profissionais das diversas áreas da Medicina Forense e Ciências Forenses e a de sábado é direcionada para professores do Ensino Básico e Secundário e divulgadores de Ciência.

Em análise as diferentes abordagens para o ensino e formação em ciências forenses, incluindo novas metodologias de ensino-aprendizagem e propostas alternativas de currículo, tendo em vista os desafios emergentes que a segurança internacional implica e os avanços científicos que requerem atualização permanente.

Entre outros conta-se com a participação de Morris Tidball-Binz, coordenador da Divisão Forense do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Duarte Nuno Vieira, Presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional e da Rede Iberoamerina de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses, Francisco Corte-Real (Presidente do Instituto nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e de Carlos Farinha, Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária e Andreia Vieira, Chefe de Área de Física Documental do Laboratório de Polícia Científica- Polícia Judiciária.

No dia 8, as escolas que participaram na rede de projetos e usaram a “Caixa de Ferramentas Educacionais em Ciência Forense” terão a oportunidade de mostrar e discutir as suas propostas forenses.

Esta iniciativa vai reunir mais de uma centena de participantes de Portugal, Reino Unido, Grécia, Turquia, Polónia, Bulgária e Brasil e é uma coorganização da Universidade de Aveiro (Departamento de Biologia) em colaboração com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Portugal e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O Euro4Science 2.0 é uma spin-off do projeto Euro4Science que, inspirado nas séries “CSI”, recorre a casos de crime levando os alunos a resolverem-nos usando técnicas como sejam as análises do tipo sanguíneo ou separação de ADN, enquanto aprendem matemática, química e outras matérias de forma ativa e empolgante.

Para este efeito, a equipa da UA, coordenada por Luís Souto, do DBIO, desenvolveu uma “Mala Forense Educativa" que será apresentada no decorrer das conferências juntamente com os vídeos educativos produzidos para complementar a estratégia Euro4Science.

A abertura dos trabalhos está marcada para as 9h30.