Universidade de Aveiro recebe Competições Nacionais de Ciência.

2023-04-26 08:17

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe mais uma edição das Competições Nacionais de Ciência.

No momento em que se assinalam 33 anos a apostar na educação, este é um evento que promete reunir milhares de alunos na UA de quarta a sexta.

Estas Competições, organizadas pelo Projeto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro (PmatE/UA), decorrem nos dias 26, 27 e 28 de abril, em simultâneo com o Xperimenta.

No âmbito deste evento, o público escolar pode experimentar inúmeras atividades científicas e ficar a conhecer professores, investigadores e estudantes da UA.

As CNC UA 2023 são um conjunto de 16 competições, que possibilitam a realização de provas, em rede, nas áreas de matemática, biologia, física, português, inglês, geociências, química, ecologia, cidadania, cultura geral e literacia financeira.

Estas competições destinam-se a estudantes do 3.º ano do ensino básico ao 12.º ano. Com recurso a este jogo online, para além da parte lúdica, é também possível avaliar o conhecimento dos alunos.

Todos os estudantes têm disponíveis provas de treino que lhes permitem testar os seus conhecimentos.

Estas provas, em constante atualização, contemplam as várias áreas científicas que entram em competição e têm por base as orientações do Ministério da Educação.

Nos três dias são distinguidas as melhores equipas e escolas participantes nas competições. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no palco instalado junto ao Complexo Pedagógico.

Abertura na quarta às 9h.

A cerimónia de entrega de prémios decorre diariamente às 14h30.