Universidade de Aveiro prepara regresso gradual com reforço da prevenção.

2020-05-08 14:35

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) atualizou o seu Plano de Prevenção e Atuação Face à Covid-19 prevendo o levantamento progressivo das medidas de contenção.

Entre as medidas estabelecidas nesta atualização do Plano estão uma evolução para o teletrabalho parcial, a disponibilização de testes de diagnóstico Covid-19 à comunidade da UA, assim como de equipamentos de proteção (máscaras e viseiras, por exemplo), e também de máscaras aos visitantes.

O trabalho em regime presencial será organizado em turnos, através de um sistema de escala rotativo, procurando-se restringir o universo dos trabalhadores em contacto presencial.

A atualização do Plano de Prevenção e Atuação Face à Covid-19 prevê a retoma progressiva da atividade presencial e a definição de medidas de prevenção e mitigação dos riscos associados à Covid-19.

As medidas seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD), bem como o Plano de Contingência Nacional e as Orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Serão disponibilizados testes de diagnóstico Covid-19 à comunidade UA que utilize as instalações de forma regular e sempre que o risco o justificar e haverá medição da temperatura voluntária com equipamento disponível nas salas de isolamento.

A UA distribuirá máscaras à comunidade UA e aos visitantes, e viseiras aos elementos que trabalhem em contacto com o público.

A entrada nos edifícios só será permitida a pessoas que utilizem máscara e os elevadores serão reservados a pessoas com mobilidade reduzida e a transporte de cargas.

Como medidas de prevenção, serão reforçadas, quer a higienização dos objetos/locais de maior contacto, quer a ventilação dos espaços, e serão disponibilizados meios de desinfeção para a higienização complementar.

Os locais de trabalho, de ensino, de investigação, as áreas restauração ou bares serão reorganizados fisicamente por forma a que a sua utilização se restrinja a 50% ou menos da lotação máxima.

Nos casos em que não seja possível identificar a lotação dos espaços, será adotada a medida de delimitação física de, pelo menos, um metro entre pessoas, assumindo o uso de máscaras.

Os locais de atendimento ao público serão equipados com barreiras físicas entre os técnicos administrativos e de gestão e o utente.

As entradas e saídas dos locais terão, sempre que possível, vias de acesso distintas para minimizar o contacto e manter o distanciamento físico aconselhado.