Universidade de Aveiro patrocina lançamento de livro sobre história da Agra do Crasto.

2022-06-20 12:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro patrocina o lançamento do livro “Agra do Crasto - Arqueologia e Geofísica”.

Trata-se de uma obra sobre os sinais de vida no Campus do Crasto há milhares de anos.

Corria o ano de 2003 quando investigadores da Universidade de Aveiro (UA) encontraram vestígios que indicavam poder ter existido, há milhares de anos, uma povoação na zona da Agra do Crasto, hoje campus da UA, referenciada por Alberto Souto na década de 40 do século passado.

É sobre as escavações e prospeções arqueológicas que fala o livro Agra do Crasto, uma coletânea de trabalhos arqueológicos e geofísicos.

O livro tem lançamento, esta terça, dia 21, às 18h00, no Auditório Hélder Castanheira.

O lugar da Agra do Crasto, situado nos limites dos concelhos de Aveiro e de Ílhavo, na zona de expansão da Universidade de Aveiro, pode remontar ao tempo do Neolítico e do Calcolítico, de acordo com alguns investigadores.

Nos anos de 2004 e 2005 foram realizadas escavações que sugeriam a existência de um antigo povoado pré-histórico naquele local e, ao longo das últimas duas décadas, a UA tem tido um importante papel no que diz respeito à descoberta e conservação deste local.

As escavações arqueológicas acompanhadas de trabalhos de prospeção geofísica têm sido realizadas para caracterização do local havendo, por isso, um grande conjunto de informação é agora disponibilizada e publicada neste livro online.

Esta coletânea reúne relatórios técnicos e outros trabalhos, e tem como principais objetivos divulgar o conhecimento que existe sobre a história desta região e suscitar estudos aprofundados sobre a zona.

A Universidade tem, assim, o interesse científico e patrimonial de preservação e conservação deste lugar e lança agora esta coletânea com toda a informação que existe do local.

O livro organiza-se em três secções: As Geociências e a Arqueologia, Intervenções Arqueológicas e A Agra do Crasto: notas para debate.

O e-book foi editado, através da Editora da Universidade de Aveiro, por António Manuel Silva, Investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto e do Centro de Arqueologia de Arouca, e também por Sérgio Gomes, Investigador no Centro de Estudos em Arqueologia.

No evento de lançamento estará presente Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Gertrudes Branco, Investigadora Integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, e António Manuel Silva.

Durante a sessão será assinado, entre o Centro de Arqueologia de Arouca e a Universidade de Aveiro, um termo de depósito do espólio arqueológico da Agra do Crasto.

A fechar a sessão haverá um debate, aberto ao público, moderado por Sérgio Gomes, Professor e Investigador da Universidade de Coimbra

Sessão, às 18h, em Aveiro.