Universidade de Aveiro na segunda posição nacional de produção científica no indicador “Nature”.

2020-05-16 19:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro surge na segunda posição nacional de produção científica, atrás da Universidade de Lisboa, segundo o indicador “Nature” que avalia instituições de todo o mundo e não só instituições de ensino superior.

Subida de três posições em relação à avaliação de 2019.

Nessa altura a UA ocupava a quinta posição nacional mas subiu por força das classificações em três tópicos temáticos (Química, Terra e Ambiente e Ciências Físicas).

Os artigos com autoria de investigadores afiliados à UA foram registados em seis periódicos da base de dados do indicador “Nature”.

“Registamos com agrado a subida da Universidade de Aveiro à segunda posição nacional (atrás da Universidade de Lisboa), ocorrida nesta última edição, por comparação com a do anterior ano (onde a Universidade de Aveiro tinha registado a quinta posição nacional)”, comenta Luís Castro, Vice-reitor para a Promoção da Qualidade, Comunicação, Eficácia e Eficiência da Universidade.

“Tal é obviamente reflexo do trabalho de investigação, muito positivo e de grande notoriedade internacional, dos professores e investigadores da Universidade de Aveiro”, salienta.

Em Portugal, são monitorizadas por este indicador todas as instituições científicas, como é o caso da Fundação Champalimaud, e não apenas instituições de ensino superior. Assim, no tópico Ciências da Vida, é aquela instituição que lidera a avaliação à escala nacional.

O indicador “Nature” baseia-se no conjunto das publicações científicas registadas numa base de dados que considera as publicações ocorridas (durante um ano) em 82 prestigiados periódicos da grande área das ciências naturais, escolhidas por um grupo independente de cientistas.

Estes periódicos correspondem a entre quatro a cinco por cento do total dos periódicos na grande área das Ciências Naturais na Web of Science, mas contam com perto de 30 por cento do total de citações de todos os periódicos daquela área.

A análise é subdividida em seis tópicos, sendo um global, quatro temáticos (Química, Terra e Ambiente, Ciências da Vida, Ciências Físicas) e é ainda contabilizado o número de periódicos em que surgem as publicações.

A base de dados é gerida pela “Nature Research” e os dados da presente edição do indicador “Nature” são relativos ao período compreendido entre 1 de dezembro de 2018 e 30 de novembro de 2019.