Universidade de Aveiro lança mestrado inovador. Primeiro mestrado profissionalizante da Universidade de Aveiro recebe luz verde da A3ES.

2021-06-17 16:46

Categoria: 

Concelho: 

O Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios é o primeiro mestrado profissionalizante da Universidade de Aveiro e um dos primeiros a nível nacional. Resulta do envolvimento de um conjunto de empresas e associações empresariais da região, será ministrado a partir do ano letivo 2022-2023, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), e é uma solução de formação totalmente inovadora que vai contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com as ciências empresariais.

Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), sem quaisquer condições, este curso é uma solução de formação totalmente inovadora introduzida pela Lei de Graus e Títulos (DL 65/2018 de 16 de agosto), orientada para as empresas e com forte orientação profissionalizante, sendo a Universidade de Aveiro pioneira na sua implementação.

Trata-se de um mestrado que garante o mesmo grau que os mestrados “clássicos” (nível 7 do Quadro Nacional de Qualificações), tem a duração de um ano (2 semestres, 60 ECTS) e nasceu após a consulta e o envolvimento das empresas e associações empresariais da região de Aveiro, nomeadamente: AIDA, INOVARIA, AEA e SEMA, identificadas as necessidade de desenvolvimento de competências profissionais específicas relacionadas com as ciências empresariais.

Coerente com as necessidades e exigências da envolvente empresarial, neste novo mestrado profissionalizante serão aprofundados temas fundamentais relacionados com gestão, competitividade, marketing, internacionalização e desenvolvimento dos negócios. São abrangidas tanto as ferramentas conceituadas e internacionalmente reconhecidas, como as novas tendências, estimulando a aprendizagem contínua, a iniciativa e a autonomia dos estudantes. Pretende-se, assim, que os estudantes venham a desempenhar, de forma eficaz, atividades de resolução de problemas e de tomada de decisão num ambiente global, fortemente influenciado pela Economia Digital e pela Indústria 4.0, entre outros fatores.

O corpo docente do Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios inclui professores com experiência prática, pertencentes a várias unidades orgânicas da Universidade de Aveiro, designadamente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA) e do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT-UA).

A metodologia de aprendizagem é inovadora e adequada ao tipo de estudantes que irá frequentar este mestrado. Pretende-se o aprofundamento dos conhecimentos anteriores e o desenvolvimento de competências com base em pesquisa, diagnóstico, adaptação contextual das ferramentas selecionadas, análise crítica e aplicação prática, promovendo o desenvolvimento de projetos de natureza profissional e a sua eficaz comunicação.

A metodologia de aprendizagem terá três componentes: Conceitos/Teoria; Modelos e Ferramentas reconhecidas internacionalmente; Aplicação prática com vista à resolução de problemas empresariais, com recurso a casos reais, que podem ser propostos por empresas da região ou pelos docentes responsáveis pelas unidades curriculares.

O mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios contempla quatro unidades curriculares obrigatórias (Comércio e Economia Digital; Marketing Internacional, Estratégia e Competitividade; Empreendedorismo Internacional e Desenvolvimento dos Negócios; e Projeto Empresarial), podendo os alunos escolher duas unidades curriculares optativas em áreas relacionadas com marketing, vendas, desenvolvimento de produtos e serviços, logística e supply chain, finanças, gestão de projetos ou business & market intelligence. As unidades curriculares são avaliadas maioritariamente através da realização de trabalhos práticos, de aplicação dos conceitos e modelos em situações empresariais concretas (casos fictícios ou reais).

O mestrado não obriga a realização de uma dissertação, mas tem uma unidade curricular anual (30 ECTS), designada Projeto Empresarial, em que os estudantes desenvolvem um projeto original para solucionar um problema empresarial, construindo um modelo de aplicação e procedendo à sua implementação em ambiente empresarial. A orientação dos projetos será assegurada por um orientador académico e um coorientador empresarial.

O horário de lecionação é compatível com o exercício da atividade profissional dos potenciais estudantes, estando prevista a lecionação às quintas-feiras, em horário pós-laboral, e sextas-feiras a partir do início da tarde. Para melhorar a experiência e a aprendizagem dos estudantes, o mestrado prevê a realização de Master Classes com empresários ou a realização de visitas de estudo às empresas da região.

O mestrado tem 25 vagas e irá abrir a sua primeira edição no ano letivo 2022-2023. Os futuros candidatos a este inovador mestrado profissionalizante terão que ser detentores de licenciatura e comprovar na sua candidatura que têm pelo menos cinco anos de experiência profissional, sendo estas condições eliminatórias no acesso ao curso.

As saídas profissionais dos estudantes que concluem o mestrado são orientadas para o desempenho de funções de gestão, gestão de produto, gestão financeira, gestão internacional/global, logística, gestão de marketing, marketing estratégico e marketing digital, tendo como competências diferenciadoras a capacidade de diagnóstico interno e da envolvente, e o desenvolvimento de soluções para resolução de problemas e exploração de oportunidades neste contexto, incluindo a inovação nos modelos de negócio e gestão de parcerias.

Espera-se que os estudantes que concluem este mestrado possam continuar a trabalhar ou integrar os empregadores da região de Aveiro, contribuindo para o aumento da capacidade competitiva e para a expansão dos respetivos negócios.

Em suma, trata-se de uma solução de formação superior inovadora, diferenciadora e orientada para a necessidade dos profissionais e das empresas da região de Aveiro, que reforça a atual oferta formativa da Universidade de Aveiro ao nível do segundo ciclo.