Universidade de Aveiro integra a rede de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior.

2024-04-03 08:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra a rede de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior.

Adere ao projeto-piloto lançado pelo IPDJ e pela DGES que visa ajudar os estudantes-atletas com estatuto de alto rendimento, integrados em seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais, a conciliar o sucesso académico e desportivo.

Em causa está o desenvolvimento, por parte de cada instituição, de mecanismos de apoio, formal e estrutural, de promoção à carreira dual dos estudantes-atletas inscritos em ciclos de estudos do ensino superior.

Este modelo, agora implementado no ensino superior, já existe no ensino secundário há vários anos e consagra suporte estrutural à carreira dupla, com o desenho de planos pedagógicos, aulas de compensação e aulas a distância.

A assinatura do protocolo que dá início ao projeto foi assinado pela Vice-reitora da UA para a cultura e vida nos campi, Alexandra Queirós, durante o evento que decorreu na Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Coimbra.

UA, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade do Porto e os Institutos Politécnicos de Leiria e Santarém fazem parte desta rede.

Manuel Senos Matias, Pró-reitor da UA para o desporto, lembra que a Universidade de Aveiro “há muito” que adota medidas que permitem aos estudantes conciliar as carreiras duplas, como é o caso dos “nossos regulamentos de apoio aos estudantes de alta competição e do programa de assistência geral às carreiras duais”.

O Pró-reitor recordou ainda que a Universidade de Aveiro foi considerada pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) um “healthy campus”, ou seja, uma instituição que promove a saúde e bem estar dos estudantes universitários.

Recentemente a Universidade de Aveiro foi distinguida pelo IPDJ com o Selo Estudante-Atleta, uma iniciativa que reconheceu as Instituições de Ensino Superior que melhor fomentam a articulação entre a carreira académica e a carreira desportiva, tendo a UA sido a instituição portuguesa a obter a melhor classificação.