Universidade de Aveiro integra projeto de modelo de ensino inovador lançado em Barcelona. Universidade Europeia ECIU nasce para abordar desafios da sociedade de hoje.

2019-11-12 12:43

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade ECIU "é a primeira universidade europeia em que alunos e investigadores cooperam com municípios e empresas para atacar os grandes desafios do século XXI". O seu modelo inovador foi apresentado dia 7 de novembro em Barcelona, na presença dos 11 membros do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), que a Universidade de Aveiro integra como membro fundador.

A Universidade de Aveiro marcou presença no grupo de representantes das 17 primeiras universidades europeias selecionadas pela Comissão Europeia, que se reuniram em Bruxelas para discutir o papel transformador da Universidade.

O Vice-reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, seguiu para Barcelona onde, com os restantes membros do consórcio, participou na apresentação da Universidade ECIU.

O encontro de Barcelona representa o primeiro passo na definição do programa piloto do projeto Universidade ECIU, que receberá 5 milhões de euros da Comissão Europeia. O financiamento tem por objetivo estabelecer um novo conceito de universidade internacional, no espaço europeu.

O novo modelo de Ensino Superior Europeu que agora começa a dar os primeiros passos "vai muito para além" dos tradicionais programas de mobilidade Erasmus e relações internacionais. A Universidade ECIU vai apostar numa formação flexível e em novas metodologias de ensino, de investigação e de transferência de conhecimento, que colocam no centro do palco os desafios da sociedade do século XXI.

Na Universidade ECIU, estudantes, investigadores e funcionários de universidades, empresas e organizações públicas parceiras recorrem aos saberes multidisciplinares à sua disposição para encontrar soluções para problemas reais. Será possível frequentar unidades curriculares de forma muito flexível, como e quando necessário, bem como adquirir e aplicar conhecimento através da investigação de ponta produzida pelos diferentes parceiros.

A Universidade Europeia ECIU estará aberta a estudantes, investigadores, indústria e sociedade europeia em geral e vai oferecer uma formação interdisciplinar, flexível e à medida das necessidades de quem a procura. Nesta fase piloto será orientada para a resolução dos desafios levantados pela indústria e pela sociedade e focar-se-á no objetivo 11 de Desenvolvimento Sustentável da ONU: “Tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. Os estudantes lidarão com problemas fulcrais para a sociedade, "ficando mais aptos a moldar um mundo melhor".

"Será desenvolvido um sistema de micro-credenciais e um passaporte de competências que comprovará o percurso feito pelo estudante através do conhecimento. O estudante que até aqui estava limitado ao tradicional diploma pode agora dispor de toda a flexibilidade do passaporte de competências. Este será um dos aspetos inovadores da Universidade Europeia ECIU”, explicava o Vice-Reitor Artur Silva na fase de candidatura do projeto.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, sublinha que “num mundo em mudança rápida, as realidades que conhecemos pelos nomes de curso, diploma e acreditação começam a dar sinais de vulnerabilidade. Nalgumas áreas do saber, é necessária uma década para formar um especialista. E durante uma década pode haver alterações significativas nas especialidades mais dinâmicas. É preciso ter isto em consideração”.

“O sistema de micro-credenciais permite dar resposta a esta realidade, porque torna possíveis percursos curriculares flexíveis. Permite uma excelente resposta às necessidades de formação interdisciplinar, mas também às necessidades de formação ao longo da vida. O estudante pode ir realizando o seu percurso curricular em várias instituições, ou regressar para se atualizar conforme sentir necessário”, concretiza.

Para a investigação e transferência de conhecimento serão criados uma série de laboratórios em espaços físicos e online, onde os investigadores das universidades parceiras trabalharão diretamente com empresas e instituições na definição e monitorização de projetos. A par destes laboratórios serão montados três Centros de Inovação em Desafios no norte, centro e sul da Europa, sendo a sua coordenação da responsabilidade, respetivamente, da Universidade de Linköping (Suécia), Universidade de Tecnologia de Hamburgo (Alemanha) e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Estes Hubs de Inovação da Universidade ECIU serão usados ​​como locais físicos e virtuais para inovação.

O projeto de Universidade ECIU resulta de trabalho conjunto com a indústria, organizações públicas, sociedade, académicos e alunos de toda a Europa. Os parceiros industriais das universidades e autoridades públicas regionais também apoiaram a criação da Universidade ECIU. O conjunto inclui a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

No dia em que a candidatura da Universidade ECIU recebia luz verde da Comissão Europeia, Ribau Esteves, presidente da CIRA, congratulava-se com a aprovação do projeto e lembrava tratar-se de “um projeto com o qual estamos comprometidos, ajudando a desenvolver em Aveiro um ecossistema de inovação cada vez mais forte, continuando o trabalho, agora ainda mais afincado, de promoção do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras, por toda a Região. A aprovação da candidatura da UA é a prova de que Aveiro é um território das novas tecnologias e da inovação, que fazemos cumprir todos os dias".