Universidade de Aveiro inicia esta semana entrega de bicicletas à comunidade universitária.

2020-11-21 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro prepara a entrega de bicicletas, na próxima terça e quarta, numa cerimónia que assinala a implementação do projeto UAUBike.

Aposta na mudança de hábitos a quem se compromete a deixar carro em casa.

As primeiras são entregues esta semana a 239 membros da UA.

Esta segunda, dia 23 de novembro, às 11h30, no edifício da Reitoria, haverá sessão online com a presença de alguns convidados assinala o momento.

Após o concurso, com procura muito superior aos números de bicicletas disponíveis, e a subsequente seleção dos contemplados, as novas bicicletas começarão a ser entregues nos dias 24 e 25 de novembro, um dia depois da sessão de lançamento do projeto UAUBike na UA.

Coletivamente, os 239 contemplados com bicicletas comprometeram-se a fazer cerca de 16 mil quilómetros por semana, deixando o automóvel em casa nas deslocações para a UA.

“São menos 16 mil quilómetros que se farão de carro e menos automóveis a chegar ao campus, um ar mais limpo. Para quem está farto de confinamento, andar de bicicleta é uma variante muito agradável.”, cometa o Reitor, Paulo Jorge Ferreira.

Para além da distribuição e utilização temporária das bicicletas mecânicas e elétricas, o UAUBike prevê ainda ações de formação e sensibilização sobre segurança na circulação rodoviária, o uso da bicicleta e as vantagens desta opção em detrimento de outros meios de transporte.

Estas ações decorrerão em Aveiro, Oliveira de Azeméis e Águeda, onde existem campi e comunidades UA e onde vão ser distribuídas bicicletas.

As bicicletas mecânicas e elétricas (estas em menor número) vão ser entregues a vários membros da comunidade da UA, entre alunos, professores e investigadores, técnicos administrativos e de gestão, sendo que os primeiros estarão representados em maior número.

Em janeiro, voltará ser aberto novo concurso para uma nova utilização durante seis meses.

Na sessão de Lançamento Oficial do Projeto UAUBIKE, a 23 de novembro, pelas 11h30, participarão o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Eduardo Feio, a presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo, a Vice-reitora da UA, Alexandra Queirós, e José Carlos Mota, coordenador técnico e professor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA.