Universidade de Aveiro: Confirmada presença do presidente da Assembleia da República na abertura do ano letivo.

2023-10-10 11:02

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, é o convidado de honra da cerimónia de Abertura do Ano na Universidade de Aveiro (UA), que se realiza, esta quarta-feira, 11 de outubro, às 10h00, no auditório Renato Araújo e terá transmissão online.

Para além das intervenções de Augusto Santos Silva, do Reitor e do Presidente da Associação Académica, o programa inclui a entrega de bolsas de mérito académico e a atribuição do Prémio Aldónio Gomes, prémio literário criado pela UA.

Durante a cerimónia, 132 dos novos estudantes da UA que entraram com as melhores médias (igual ou superior a 17,5 valores) vão receber bolsa de estudo, enquanto outros 49 receberão bolsas por já na UA terem mantido as médias elevadas. Por estes dois motivos, serão distinguidos 181 estudantes por mérito académico.

A estes acrescenta-se a atribuição de bolsas e prémios por iniciativa de entidades parceiras da UA, maioritariamente empresas da região.

O programa da cerimónia inclui ainda a entrega do Prémio Aldónio Gomes a Xavier Zarco, pseudónimo de Pedro Baptista.

Iniciativa da UA e do seu Departamento de Línguas e Culturas, a edição de 2023 deste Prémio foi dedicada à poesia.

O Prémio foi criado em sinal de homenagem a Aldónio Gomes, pedagogo, estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado à UA.

A cerimónia de abertura está marcada para as 10h00 no auditório Renato Araújo.