Universidade de Aveiro comemora o 46.º aniversário com uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andersen.

2019-12-16 11:57

Tópicos: 

Categoria: 

A Universidade de Aveiro comemora o 46º aniversário com uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andersen.

Sessão comemorativa, esta segunda, às 15h00, no Auditório Renato Araújo, terá ainda como convidado o filósofo e ensaísta Daniel Innerarity, um dos pensadores mais influentes a nível mundial.

“Como ponto alto da cerimónia de comemoração do aniversário teremos a intervenção de um dos pensadores mais influentes da atualidade, Daniel Innerarity, professor catedrático de filosofia política e social e investigador Ikerbasque na Universidade do País Basco, diretor do Instituto de Governação Democrática, docente convidado do Instituto Europeu de Florença e especialista internacionalmente reconhecido nos domínios da teoria da democracia e governo das sociedades complexas”, aponta Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA.

Daniel Innerarity foi professor convidado em diversas universidades europeias e americanas e, recentemente, no Centro Robert Schuman de Estudos Avançados do Instituto Europeu de Florença e na London School of Economics. Atualmente é diretor de estudos associados na Fondation Maison des Sciences de l’Homme, em Paris.

Colaborador do jornal El País, com artigos de opinião, considerado um dos 25 grandes pensadores do mundo pela revista francesa Le Nouvel Observateur, Daniel Innerarity vem à UA falar do tema “La Inteligencia de la Inteligencia Artificial”.

Para além de Daniel Innerarity, a cerimónia de aniversário conta ainda com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira e de António Alves, presidente da Associação Académica da UA.

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais importantes escritoras do século XX e Doutora Honoris Causa da UA, a sessão de aniversário da academia contempla ainda uma homenagem à poeta.