Universidade de Aveiro celebrou protocolos com instituições ligadas ao ensino da enfermagem.

2021-09-23 09:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro celebrou protocolos com instituições da área do ensino da enfermagem.

UA, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu assinaram, no final da semana passada (17 de setembro), um protocolo de colaboração.

O objetivo é unir esforços numa cooperação capaz de potenciar as capacidades e rentabilizar os recursos existentes das cinco instituições que têm no desenvolvimento da Área da Saúde um desígnio.

O protocolo interinstitucional prevê a organização conjunta de um congresso anual, a decorrer rotativamente em cada uma das instituições, de natureza internacional no âmbito da Saúde Ocupacional, denominado por International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN) e a partilha de formação e investigação no âmbito da Saúde Ocupacional/Enfermagem do Trabalho

“Progride-se mais rapidamente e vai-se mais longe em boa companhia. E por isso, estas cinco escolas ao juntarem as mãos, ao olharem para o futuro, ao assumirem com este documento desenvolverem formação, investigação e rotativamente organizarem este congresso internacional, dão passos importantes para consolidar no futuro a qualidade que já hoje mostram”, disse Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, na abertura da cerimónia.

Rui Costa, diretor da Escola de Saúde da UA, e entusiasta confesso da área da Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, congratulou-se com “a capacidade de interação dos interlocutores das várias instituições com o objetivo voltado para a saúde da população e, neste caso específico, na área da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho”. Esta partilha e transferência de conhecimento entre as escolas, aponta, “certamente potenciará grandes ganhos em termos de saúde individual e de saúde no trabalho”.