Universidade de Aveiro celebra Dia Mundial da Língua Árabe com Jornada Científica online.

2021-12-13 16:59

Categoria: 

Concelho: 

A jornada científica “O contacto do árabe com as línguas europeias: investigações interdisciplinares", organizada pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro (UA), através do Projeto Línguas e Aprendizagens, surge no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Árabe e conta com a participação de conferencistas de três universidades estrangeiras. A jornada realiza-se a 15 de dezembro, a partir das 14h30, online.

De acordo com o programa da jornada científica, a primeira conferência, proferida por Sonia Prieto Monteagudo, investigadora da Universidad Complutense, Madrid, vai explorar as várias dificuldades que a tradução (árabe - espanhol) pode apresentar devido à assimetria jurídica e à distância entre os contextos culturais. Na segunda conferência, Hassan Boutakka, professor da Université Hassan II de Casablanca, vai analisar a fonética dos arabismos e explicar, com base em exemplos concretos, as diferentes adaptações fonéticas dos sons do árabe no momento da sua integração na língua espanhola nos diferentes campos lexicais. Na terceira conferência, Maria Antonietta Rossi, professora da Università per Stranieri di Siena, destacará os arabismos em comum entre o espanhol e o português e, por outro, avaliará a frequência de uso nos hábitos comunicativos, através de textos do corpus eletrónico, recolhido entre 2012 e 2019.

A jornada científica “O contacto do árabe com as línguas europeias: investigações interdisciplinares" tem a moderação de Abdelilah Suisse, membro do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) e professor da UA.

O evento realiza-se no próximo dia 15, a partir das 14h30, online, no âmbito do Dia Mundial da Língua Árabe, celebrado no dia 18 de dezembro. O Dia Mundial da Língua Árabe foi estabelecido pela UNESCO, em 2012, com o objetivo de celebrar a diversidade linguística e cultural e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização.