Universidade de Aveiro afirma acordos com instituições russas de ensino superior

2014-11-16 21:15

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro recebeu uma comitiva de investigadores e representantes de instituições russas de ensino superior e investigação ao abrigo do programa de promoção da ciência russa pelo Ministério da Ciência daquele país.

A delegação russa que visitou a UA a 10 de novembro, foi constituída por nove elementos, entre responsáveis e professores da Ural State University, Moscow Institut of Physics, Moscow Institut of Astronomy, e representantes de Kazac State University e Far East Federal University, para além da National University os Science and Technology (MISIS).

A Universidade de Aveiro assinou acordos de cooperação científica na área das nanopartículas com potencial aplicação em terapêuticas contra o cancro.

A MISIS abriu, recentemente, um laboratório nesta área com novos equipamentos e identificou na UA uma equipa que tem vindo a trabalhar também nesta área.

Para além da cooperação científica, o acordo prevê também mobilidade de investigadores entre as duas instituições.

Na perspetiva da chefe da delegação, Natalia Korotchenko, diretora de Informação e Marketing da MISIS, no final do encontro entre a delegação e o Reitor Manuel António Assunção, a UA está “bem equipada e muito bem direcionada para valorização industrial e para as necessidades da sociedade”.

A Rússia tem um programa para colocar cinco das suas universidades entre as melhores do mundo, segundo os rankings internacionais, a partir de 2020. Como tal, elegeu um conjunto de 10 países com os quais procurará estabelecer acordos de cooperação. Portugal é um desses casos e, no contexto português, procura, em particular, estabelecer projetos de cooperação com a UA.

Num workshop que decorreu a 10 de novembro, os membros da Delegação Russa falaram das suas instituições perante membros da comunidade da UA.

Estes, por sua vez, também apresentaram os avanços conseguidos em várias áreas (materiais, biomateriais e nanocompósitos) com aplicações médicas, que têm vindo a desenvolver nas respetivas unidades de investigação da UA.

Este workshop foi organizado com o apoio da Embaixada da Rússia em Portugal, em colaboração com o Vice-reitor para a Investigação na UA. José Fernando Mendes, considera este evento como sendo “estratégico para a UA, no sentido em que promove a internacionalização da Academia Aveirense em cooperação com um país que tem fortes tradições em investigação pura e suas aplicações”.

Texto e foto: UA