Unidade de Saúde da Gafanha do Carmo não vai encerrar. "É uma preocupação que não faz sentido" - Pedro Almeida.

2022-11-22 16:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACES) afirma que não está previsto o encerramento da Unidade de Saúde da Gafanha do Carmo e que está a ser cuidada a substituição de profissional que vai para a reforma.

Pedro Almeida, entrevistado pela Terra Nova, deixou a garantia, esta terça-feira, em Ílhavo, à margem do 3.º Congresso Nacional de Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga.

No momento em que o autarca de Freguesia diz temer pelo futuro daquela extensão, o diretor do ACES garante a continuidade, "num município em crescimento".

Pedro Almeida (na foto) assegura que nem sequer faz sentido falar em encerramentos "quando a palavra é de reforço de meios e estruturas". (com áudio)

Pedro Almeida diz que espera pela ampliação das unidades de saúde para poder assumir o reforço de meios.

Quanto às substituições de profissionais que vão para a reforma assegura que esse "é um esforço que está a ser equacionado". Ainda assim diz que Ílhavo não é o caso mais preocupantes na gestão do ACES. (com áudio)

Declarações de Pedro Almeida minutos depois da abertura oficial do evento subordinado ao tema 'Emergências em Saúde Pública - da COVID-19 à próxima ameaça'.

O Presidente da Câmara de Ílhavo discursou para lembrar que as autarquias foram determinantes no combate travado durante a Pandemia e querem fazer mais pela saúde dos munícipes.

A descentralização de competências é um tema para levar a sério porque vai abrir caminho à qualificação de estruturas e à definição de políticas em nome do interesse público. (com áudio)

O evento de dois dias (entre hoje e amanhã) aborda a gestão da COVID-19 e faz uma reflexão sobre soluções para futuras ameaças.

Um evento que contou com a presença de Rosa Reis Marques. A Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro deixou agradecimento público aos profissionais pela entrega em fase crítica no combate à pandemia e prestação de cuidados correntes de saúde.