UNICEF Portugal avança para a segunda edição da iniciativa “Tenho Voto na Matéria”.

2023-10-26 16:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A UNICEF Portugal parte para a segunda edição da iniciativa “Tenho Voto na Matéria”.

Trata-se de uma consulta pública que permitirá conhecer as opiniões e preocupações de crianças e jovens entre os 10 e 17 anos sobre os temas que mais os afetam, contribuindo para influenciar as decisões políticas que promovem o seu bem-estar.

Na primeira edição, em 2021, participaram mais de 10.000 crianças e jovens.

A iniciativa resulta da colaboração entre a UNICEF Portugal, o seu Grupo Consultivo de Crianças e Jovens e o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, este último responsável pela conceção, aplicação e análise dos dados do inquérito online, garantindo a sua qualidade e rigor científico.

Francisca Magano, aveirense que é diretora de política da infância e juventude da Unicef Portugal, destaca o programa como elemento que pode ajudar a fortalecer as democracias. (com áudio)

Na primeira edição, as principais preocupações das crianças e jovens foram a saúde mental (21%), a discriminação (16%), a internet e as redes sociais (12%).

A grande maioria (76%) destacou que não se sentia envolvida nas decisões sobre o lugar onde vive ou, quando consultados, que as suas opiniões não tinham consequência ou impacto nas decisões.

Para a UNICEF Portugal, a educação para a cidadania democrática e a participação ativa devem ser incorporadas na vida das crianças desde cedo, ajudando-as a entender como funcionam as estruturas de poder e como podem influenciar positivamente a sociedade.

O inquérito “Tenho Voto na Matéria”, disponível em www.unicef.pt/tenhovotonamateria, foi elaborado pela UNCEF Portugal, o CESOP e o Grupo Consultivo de Crianças e Jovens da UNICEF Portugal, constituído por crianças e jovens entre os 11 e os 19 anos, de diferentes geografias do país, contextos e condições de vida.