União de Resistentes Antifascistas Portugueses evoca Álvaro Seiça Neves.

2020-10-15 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo de Aveiro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses realiza, no próximo sábado, dia 17 de Outubro, pelas 17:00 horas, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, uma homenagem ao cidadão aveirense Álvaro Seiça Neves, no ano do centenário do seu nascimento.

Álvaro Seiça Neves nasceu a 28 de Março de 1920 e faleceu a 15 de Março de 1982.

Frequentou o Liceu Nacional de Aveiro, tendo sido preso pela polícia política do regime salazarista, sob a acusação de atividades subversivas. Chegou a ser julgado pelo Tribunal Militar do Porto, que o absolveu.

Estudou Direito em Coimbra, onde se licenciou. Neste período foi escolhido para representar a Academia na Comissão Distrital do MUD. Representou ainda a Academia em reuniões deste Movimento, algumas já como advogado.

Apoiou as candidaturas à Presidência da República de Ruy Luís Gomes e Arlindo Vicente e fez parte das comissões de candidatura de Norton de Matos e de Humberto Delgado.

Foi membro da Comissão Executiva do I Congresso republicano de Aveiro, em 1957. Em 1969 foi um dos secretários do II Congresso Republicano de Aveiro, onde fez a alocução de abertura.

Pertenceu às Comissões Nacional e Executiva do 3.º Congresso da Oposição Democrática, tendo presidido, por proibição da vinda a Portugal de Ruy Luís Gomes (exilado), à sessão de abertura.