UNAVE lança formação em produtos biocidas.

2020-09-29 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A UNAVE lança formação em produtos biocidas.

Com a presente pandemia o uso massivo de produtos biocidas (nomeadamente desinfetantes) passou a fazer parte do quotidiano das famílias e as obrigações das organizações no contexto da pandemia realça a importância desta formação.

A Associação Para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro vai levar a efeito, nos dias 14 e 15 de outubro, esta formação.

Ao todo, serão oito horas de formação, em live training, repartidas por duas manhãs, das 9h00 às 13h00.

A utilização de biocidas exige o cumprimento de legislação europeia e nacional especifica, nomeadamente o regulamento comunitário relativo aos produtos biocidas (Regulamento n.º 528/2012 (RPB), que diz respeito à colocação no mercado de biocidas usados para proteger seres humanos, animais, materiais ou artigos contra organismos prejudiciais, como parasitas ou bactérias.

O regulamento visa melhorar o funcionamento do mercado dos produtos biocidas na UE, assegurando simultaneamente um elevado nível de proteção da saúde humana e do ambiente.

Especialmente pensado para quadros médios e superiores de empresas fabricantes, distribuidoras, ou retalhistas de substâncias ativas biocidas ou produtos biocidas, estudantes, consultores e outros profissionais que pretendam adquirir competências técnicas nesta matéria, quadros superiores e médios de empresas que pretendam colocar produtos biocidas no mercado nacional, gabinetes jurídicos e outros interessados em adquirir conhecimentos na área de Legislação SST e ambiental, este curso visa dar a conhecer os requisitos legais em matéria de produtos biocidas aplicáveis às organizações.

No final da formação, os participantes serão capazes de identificar os princípios da legislação europeia de produtos biocidas e suas substâncias ativas, de conhecer o enquadramento legal a nível nacional e comunitário, bem como as obrigações de cada agente na cadeia de abastecimento e as informações necessárias no processo de autorização de produtos biocidas.

Saberão, também, identificar soluções para as PME’s em contexto prático.

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do professor Armando Silvestre, professor Catedrático do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e a formadora é a engenheira Eva Santiago, licenciada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, conselheira de

segurança, pós-graduada em TSSTH e em Engenharia da Qualidade e Gestão Tecnológica e Organizacional.

A formadora detém, também, o Diploma de Estudos Avançados (DEA) em SHST, pela Universidade de Leon, Espanha, sendo, presentemente, doutoranda em Desenvolvimento Sustentável Local, na mesma universidade.