Última Hora: Autoridade Marítima e Marinha alertam para mar agitado e ondulação forte nos próximos dias.

2018-02-26 16:50

Categoria: 

Concelho: 

A previsão do estado do mar prevê um agravamento gradual a partir de hoje, 26 de fevereiro, e que terá especial incidência nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março.

A agitação marítima será forte com previsões de ondas de 6 metros de altura, podendo atingir os 9 metros dos quadrantes oeste e sudoeste. As condições poderão ser muito adversas devido ao vento forte que se fará sentir dos mesmos quadrantes.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, "o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução".

"Recomenda-se o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes das entradas das barras e zonas nas praias junto à água".

"Aconselha-se igualmente que os marítimos mantenham um  estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e dos avisos à navegação e de previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações das capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem".

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, "deverá manter uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".