UA vai ouvir sociedade civil sobre futuro digital da Europa.

2022-03-17 08:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe evento nacional da Conferência sobre o Futuro da Europa sob o tema “Inovação e Empreendedorismo na Europa Digital”.

Esta é uma iniciativa com uma dinâmica que parte da base para o topo, afirmando-se como um diálogo “aberto, inclusivo e transparente” que visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil.

Pretende dar prioridade à participação dos cidadãos, com especial destaque aos jovens, e refletir a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico ou nível de educação dos cidadãos.

Tem ainda como objetivo levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçar a ligação entre os europeus e as instituições.

Três relatórios provisórios sobre a Plataforma Digital Multilingue foram preparados até agora desde o seu início, em Abril de 2021, e foram integrados nos trabalhos dos Painéis de Cidadãos e nas Plenárias da Conferência.

A sessão de Aveiro decorre, esta quinta, às 15h00, no Sala de Atos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro, com a participação de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, Paulo Moniz, Deputado à Assembleia da República, Fernando Alexandre, Vice-Presidente do Conselho Económico e Social e um Deputado ao Parlamento Europeu.

O evento tem entrada livre, não sujeita a inscrição, e poderá igualmente ser acompanhado no YouTube da Universidade de Aveiro.