UA: Simplificar para massificar a testagem à Covid-19.

2021-03-12 15:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (UA) deu luz verde ao desenvolvimento de uma plataforma digital de registo de amostras e de envio dos resultados da testagem à Covid-19.

A plataforma digital vai permitir à UA combinar a testagem de alta sensibilidade por RT-PCR e a auto testagem rápida com um 'kit de antigénio', tornando possível realizar milhares de testes por dia. Com isso, a UA vai contribuir decisivamente para o programa nacional de massificação dos testes da Covid-19.

A validação dos novos métodos será feita brevemente através da testagem de toda a Academia de Aveiro (mais de 15.000 testes num único dia) seguida de testagem contínua por amostragem com testes de saliva RT-PCR de alta sensibilidade.

A plataforma digital para facilitar a massificação da testagem, registo de amostras e envio dos resultados, esta está a ser desenvolvida através de uma parceria com a empresa BMD software instalada no Parque de Ciência e Inovação (PCI-Aveiro).

Manuel Santos, responsável pelo Instituto de Biomedicina, explicou na Terra Nova tratar-se da aposta central no combate à pandemia para evitar novos confinamentos radicais. (com áudio)

A capacidade de testagem do iBiMED aumentou de 70 a 90 testes por dia no início de Abril de 2020 para 400 testes por dia atualmente. O regresso ao Campus vai ser um dos exercícios reais. (com áudio)

Manuel Santos admite que o futuro "é já agora" com a aposta em 'auto testagem' para mais rapidamente conseguir confinar os casos positivos. (com áudio)

Os novos laboratórios de Medicina do Genoma do iBiMED são o espaço que acolhe atualmente a testagem de SARS-CoV-2. A breve prazo, com a automação de uma parte significativa do fluxo de testagem, a capacidade de alta sensibilidade por RT-PCR vai passar para cerca de 800 testes por dia.