UA reforça vagas de acesso ao ensino superior.

2022-08-29 07:34

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) contará com 2452 vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), após um reforço de cinco por cento face ao número de vagas fixadas inicialmente para 2022/23.

Há um reforço de 131 vagas face ao número fixado inicialmente para os cursos de formação inicial nos concursos nacional e locais de 2022-2023, tendo reforçado especialmente cursos com níveis de procura elevados.

Administração Pública, Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Educação Básica, Engenharia e Gestão Industrial, Línguas e Relações Empresarias e Enfermagem estão entre os cursos em que se aumenta em cerca de 10 por cento o número de vagas face ao número de vagas fixadas inicialmente para o CNA 2022/23.

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de candidatos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior é significativamente superior ao número de vagas colocadas a concurso, tendo-se registado na primeira fase de candidaturas mais de 61 mil candidatos para as 53.560 vagas inicialmente fixadas.

Perante este cenário, por Despacho da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 22 de agosto, foi criada a possibilidade de se reforçar o número de vagas nos concursos integrados no regime geral de acesso ao ensino superior público e privado através da transferência de vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso.

As novas listas de vagas disponíveis em todos os pares instituição/ciclo de estudos foram disponibilizadas no sítio da internet desta Direção-Geral (www.dges.gov.pt), estando a plataforma de candidatura reaberta no dia 28 de agosto, para alteração e apresentação de candidaturas.