UA recebeu evento final do Fraunhofer Portugal Challenge.

2022-10-27 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro acolheu o evento final de apresentação de projetos, finalistas, candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge.

Esta organização alemã de pesquisa, com dezenas de institutos espalhados pelo mundo, trabalha a ciência aplicada e incentiva a ligação da investigação ao mundo dos negócios.

No primeiro ano de retoma da atividade, a Universidade de Aveiro foi escolhida para receber o evento de apresentação e o evento final que desafiou estudantes de mestrado e doutoramento a apresentarem ideias sob o tema “Think Technology. Design the Future”.

A 13ª edição é, também, a primeira do Fraunhofer Portugal Challenge “on the road” que vai acontecer, todos os anos, numa universidade diferente.

A concurso estiveram seis finalistas que apresentaram as suas ideias neste evento final.

O desenvolvimento sustentável é o mote para as ações da Fraunhofer.

Liliana Ferreira, diretora executiva da Fraunhofer Portugal AICOS, revela que há ideias brilhantes a caminho da execução (com áudio)

A organização alemã que está presente em Portugal distinguiu Aveiro como primeiro centro universitário a receber o concurso em formato descentralizado.

Das ideias espera passar à execução com apoios que permitem a concretização dos projetos apresentados e premiados (com áudio)

Na Categoria de Mestrado o primeiro prémio foi para Giovanna Calvão com o projeto “Fluorescence-based biosensor for detection and quantification of Colletotrichum acutatum in infected olives”.

Na segunda posição ficou Bárbara Tavares com “A Cluster-Based Trip Prediction Graph Neural Network for Bike Sharing Systems” e em terceiro Leandro Rodrigues com “Leveraging vegetables production with Robotics, Artificial Intelligence and Computer Vision”.

Na Categoria de Doutoramento não foi atribuído o primeiro lugar.

Em 2º ficou Catarina Sousa com o projeto “Bioremediation of agro-industrial effluents mediated by microalgae” e Inês Cunha com “Finding Inspiration in Nature Towards Sustainable Development”.

Em 3º classificou-se Sirazul Haque com “Optically thick but electrically thin solar cells: For portable and flexible electronic applications”.