UA recebe evento sobre ciência e competições nacionais.

2019-04-29 07:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O maior evento anual de demonstração de competências e potencialidades da Universidade de Aveiro (UA) abre, esta segunda, às 10h00, prolongando-se até ao dia seguinte.

Decorre em simultâneo com as Competições Nacionais de Ciência (CNC) promovidas pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Este evento, XPERiMENTA Universidade de Aveiro, realiza-se no Pavilhão Polidesportivo Prof. Dr. Aristides Hall, no extremo sul do campus de Santiago.

Atividades “mãos na massa”, projetos interativos, shows de ciência e visitas guiadas aos campi compõem o cardápio do XPERiMENTA Universidade de Aveiro que já conta com mais de quatro mil inscritos, entre grupos escolares e registados a título individual.

A mostra tecnológica estará patente no Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall, onde também está centrada a maioria das atividades.

Em simultâneo com o XPERiMENTA Universidade de Aveiro decorrem as CNC, evento que volta a reunir milhares de jovens no campus.

As CNC são promovidas pelo PmatE/UA, projeto de desenvolvimento e aplicação de tecnologias da comunicação na promoção do sucesso escolar desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino superior.

O Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico volta a ser a arena de competições, onde milhares de estudantes irão colocar à prova os seus conhecimentos nas áreas da matemática, português, inglês, química, física, geologia, biologia e literacia financeira, depois de mais de 8000 estudantes terem participado nas CNC em Rede, a 13 de março.

Em cada um dos dois dias serão distinguidas as melhores equipas e escolas participantes nas competições. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no palco instalado no Pavilhão Aristides Hall.

A UA atribuirá, aos primeiros classificados da prova “Mat12”-12.º ano, um prémio de mérito em valor igual ao da propina aplicada na UA para o ano letivo 2019/2020. Aos primeiros classificados das provas “Mat12”-10.º e “Mat12”-11.º, GVIDA e FQuest, a UA oferecerá a inscrição na Academia de Verão 2019.

A visita do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e da sua equipa ao recinto está agendada para 30 de abril, às 11h30.