UA recebe encontro sobre migrações e fronteiras.

2016-09-21 07:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 100 investigadores oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Bélgica, Itália, Polónia, Marrocos e Irão, vão participam no colóquio “Exodus: migrações e fronteiras”, no edifício da antiga Reitoria da Universidade de Aveir. Os trabalhos arrancam esta quarta e prolongam-se até sexta.

O primeiro dia de trabalhos encerra com a inauguração de uma exposição com fotos de Gérald Bloncourt, a apresentação de um livro sobre este autor, e conta com a participação do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O colóquio “Exodus: migrações e fronteiras” enquadra-se na linha de investigação iniciada em 2010, no âmbito da temática “Teografias: literatura e religião”, de reconhecido interesse para Portugal, e que deu origem a quatro congressos internacionais e respetivas publicações. 

Os investigadores vão apresentar, em sete sessões plenárias e 20 sessões simultâneas, comunicações variadas nas áreas dos estudos religiosos, dos estudos literários e culturais e ainda das ciências da linguagem e da tradução, fomentando espaços de diálogo e de interação científica.

O livro “Gérald Bloncourt - O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”, de Daniel Bastos e Paulo Teixeira, é apresentado a 21 de setembro, pelas 17h00, no Auditório Hélder Castanheira (Livraria da UA). O livro é prefaciado por Eduardo Lourenço e contém fotos de Bloncourt sobre a vida dos emigrantes portugueses, algumas delas patentes na exposição.

A exposição de fotografia "Pour une vie meilleure", de Gérald Bloncourt, recentemente condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, estará patente na Galeria da Livraria da UA, até 7 de outubro. 

A inauguração decorre após a apresentação do livro, numa sessão que será encerrada pelo secretário de Estado das Comunidades Portugueses, José Luís Carneiro. O governante falará das políticas em curso para as comunidades portuguesas no estrangeiro.