UA promove Programa de Resolução Colaborativa de Problemas para Líderes na Educação.

2020-11-06 17:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro, através do seu Centro para a Aprendizagem ao longo da vida (continua) promove uma formação em elearning, de 25 horas, destinada a professores de todos os grupos de recrutamento. O Ground_up - Programa de Resolução Colaborativa de Problemas para Líderes na Educação decorrerá via Zoom, entre 28 de novembro e 16 de janeiro de 2021. As inscrições, que podem ser realizadas também escola a escola, estão abertas até 17 de novembro.

O Ground_up - Programa de Resolução Colaborativa de Problemas para Líderes na Educação é um programa inovador de valorização e capacitação de docentes, líderes na educação, e outros agentes educativos, para a resolução colaborativa de problemas reais e complexos na Comunidade Educativa.

“É uma mastery experience de resolução colaborativa de problemas complexos na escola. Ao longo de um programa de capacitação de 25 horas, através de metodologias ativas, colaborativas e de problem-solving, os líderes educativos criam e experimentam soluções para desafios que os interpelam, constroem relações significativas e desenvolvem a inteligência coletiva”, explica a formadora, Alexandra Ataíde, acrescentando tratar-se de uma formação destinada a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos M01 a M36.

Nas diferentes edições deste programa disruptivo, que conta com a presença de empreendedores sociais convidados, os participantes tanto aprendem e atingem elevados níveis de colaboração e de eficácia coletiva percebida, como ficam preparados para conduzirem com maior eficácia a aprendizagem das crianças e jovens na colaboração e resolução de problemas.  

O impacto do programa Ground_up aumenta quando implementado escola a escola. Os professores e outros agentes educativos de uma mesma escola podem constituir grupos e pedir edições adaptadas às datas e horário disponíveis de cada grupo.  

Este programa, criado no âmbito de uma investigação de doutoramento em Educação na Universidade de Aveiro, é uma iniciativa de inovação social e conta com quatro edições, em Aveiro, Porto e Lisboa. A ASSP é uma entidade parceira da iniciativa Ground_up e apoia este programa, garantindo a todos os docentes associados, ou que se tornem associados, a comparticipação de 50% no preço do programa formativo.

O Ground_up - Programa de Resolução Colaborativa de Problemas para Líderes na Educação é um programa presencial por excelência, que pode acontecer em formato blended ou online. É um curso acreditado pelo CCPFC com o registo nº CCPFC/ACC-102754/19, ação nº 104449, que releva para a carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e dos Grupos M01 a M36 (Música), Diretores de Escolas.

O Curso tem inscrições abertas até 17 de novembro.