UA promove palestra sobre impressão 3D.

2016-04-07 08:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro, através do polo American Corner que funciona nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, e a Embaixada dos Estados Unidos promovem a palestra "The 3D Printing Revolution", com Aric Rindfleisch, diretor executivo do MakerLab, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, nos EUA.

Aric Rindfleisch, professor de Gestão e Marketing e diretor executivo do Illinois MakerLab na University of Illinois, em Urbana-Champaign (EUA), apresentará a impressão 3D e as suas aplicações, discutindo a forma como o 3D irá revolucionar a criação de objetos, como serão comercializados e consumidos. Abordará ainda todo o potencial dos objetos impressos em 3D e o futuro desta tecnologia. A apresentação da sessão está a cargo do Diretor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Rui Raposo.

Atualmente, o trabalho de investigação e ensino de Arin Rindfleish foca-se no desenvolvimento de estratégias de co-creation e no maker movement. Está envolvido na comunidade 3D printing e foi um dos fundadores do primeiro laboratório de impressão 3D a funcionar numa Faculdade de Gestão – o Illinois MakerLab -, espaço disponível para toda a comunidade académica da Universidade de Illinois equipado com um conjunto de ferramentas tecnológicas, de prototipagem rápida para a materialização física de projetos de modelagem tridimensional.

A palestra está aberta a toda a comunidade e decorre na sala de Atos Académicos, da Reitoria da UA, das 11h00 às 12h30.

Foi no seio da UA que nasceu a Beethefirst, primeira impressora 3D desktop portuguesa e distinguida a nível internacional. A empresa, designada BEEVERYCREATIVE, nasceu das mãos de Francisco Mendes e Jorge Pinto, engenheiros formados na academia de Aveiro, e foi apoiado pela Incubadora de Empresas da academia (IEUA).

Através de uma parceria pioneira entre a BEEVERYCREATIVE, a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação (PCI), com o objetivo de promover a impressão 3D e democratizar a sua utilização na Região de Aveiro, nasceu o BEElab.UA, espaço acessível à comunidade UA e que funciona nas instalações da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA).