UA promove debate sobre "ética e design".

2015-10-21 09:19

Categoria: 

Concelho: 

Antigos reitores, investigadores e designers participam em dois debates promovidos pelo Conselho de Ética da Universidade de Aveiro. “Ética na Investigação Científica”, com a participação de antigos reitores e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), e “Ética e Design” são os temas de dois debates promovidos pelo Conselho de Ética e Deontologia da UA.

O primeiro é já esta tarde sobre “Ética e Design”, com os designers e professores e da UA Francisco Providência e Henrique Cayatte. Sessão a partir das 18h00, na Sala de Atos da Reitoria. O debate “Ética na Investigação Científica” começa às 14h30, na sexta (23 de outubro), e acontece no auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento.

No âmbito do trabalho de investigação levantam-se problemas de fraude, falsificação, fabricação de dados, plágio, entre outros. Por outro lado, a complexidade crescente da prática científica e as interações com o presente e o futuro do ser humano e do ambiente suscitam, cada vez mais, interrogações decisivas de natureza ética. A recente iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao enviar às instituições onde se faz investigação alguns elementos para um Código de Conduta Responsável em Integridade Científica, apela à sensibilização e à análise dos muitos problemas éticos que envolvem o trabalho de investigação.

O Conselho de Ética e Deontologia da UA decidiu promover o debate “Ética na Investigação Científica” no qual participam investigadores e antigos reitores da UA, nomeadamente Helena Nazaré (na foto), Júlio Pedrosa, Isabel Alarcão e Vítor Gil.