UA promove debate sobre deontologia e ética.

2017-01-06 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro, em colaboração com a autarquia local, promove na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, às 18h, no Museu de Santa Joana, uma tertúlia sobre “Ética e Arte”.

Participam na iniciativa os professores da UA, Alexandra Moreira e Marco Mendes, estando a moderação a cargo da professora Paula Cristina Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A relação entre a Ética e a Arte, nomeadamente no que respeita aos seus aspetos contemporâneos, constitui um assunto não só académico como social sobre o qual o Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro vai promover uma das suas tertúlias.

Desta vez o encontro, patrocinado pela Câmara Municipal de Aveiro, vai ter lugar a 11 de janeiro, pelas 18h00, no Museu de Aveiro – Santa Joana.

O debate contará com a coordenação de Paula Cristina Moreira, vogal da CED-UA e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Como investigadora principal daquela Universidade tem desenvolvido trabalhos no âmbito da Unidade de Investigação Philosophy and Public Space, do Instituto de Filosofia da mesma Universidade.

Os palestrantes convidados, docentes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA), têm participado em atividades diversas relacionadas com o meio cultural e a produção artística.

Alexandra Beleza Moreira, professora no DeCA-UA, tem lecionado disciplinas como Movimentos Artísticos Contemporâneos; Crítica de Arte ou História e Teoria do Design. Tendo concluído o seu doutoramento na área científica de Ciência e Tecnologia das Artes, com uma tese sobre a imagem fotográfica, é membro do Centro de Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Iniciou um pós-doutoramento interrogando a dimensão epistémica da imagem tecnológica na prática científica, no Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto

Marco Camarneiro Mendes é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É autor de banda desenhada, ilustrador, artista plástico e professor. É também membro fundador do Clube de Desenho do Porto, autor e responsável de diversas antologias de banda desenhada.

Da sua produção recente consta o livro "Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas", pela Plana Press. Em maio de 2012 publicou a novela gráfica "Diário Rasgado", que compila uma série de BD's autobiográficas, em 2013 o álbum de desenhos "Anos Dourados" e em 2014 a novela gráfica "Zombie", todos pela Mundo Fantasma.

A tertúlia é aberta a todos os interessados, devendo as inscrições ser formalizadas pelo e-mail: orquidea.fontes@ua.pt até 9 de janeiro.

Texto: UA