UA promove ciência em bibliotecas escolares.

2016-02-17 09:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro formaliza um memorando de entendimento para levar histórias com ciência às bibliotecas das escolas do concelho de Aveiro. Um memorando de entendimento entre a Universidade de Aveiro (UA), a Rede de Bibliotecas Escolares e quatro agrupamentos escolares do concelho de Aveiro vai ser assinado esta quarta-feira, 17 de fevereiro, às 11h30, na Sala do Senado (edifício da Reitoria).

O objetivo é a realização de um ciclo de conferências no âmbito da História das Ciências, a decorrer nas bibliotecas das escolas secundárias José Estêvão, Mário Sacramento, Homem Cristo e Jaime Magalhães Lima. As sessões decorrerão entre fevereiro e maio.

Na base da assinatura deste memorando de entendimento está a vontade conjunta da UA e da Rede de Bibliotecas Escolares de promover a divulgação científica, designadamente a investigação realizada na UA, bem como alargar a cultura científica junto de um público pré-universitário, tendo como centro a Biblioteca Escolar.

Para além do Vice-Reitor José Fernando Mendes, em representação da UA, na cerimónia de assinatura do documento estará igualmente a Manuela Santos Silva, na qualidade de Coordenadora do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, bem como os representantes dos quatro agrupamentos escolares: Agrupamento de Escolas de Aveiro (Carlos Magalhães), Agrupamento Dr. Mário Sacramento (Mário Lavrador), Agrupamento de Escolas José Estêvão (Fernando Santos) e Agrupamento de Escolas de Esgueira (Helena Libório).

O Ciclo de Conferências, intitulado “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”, integra sessões sobre “As plantas na Lírica e na Épica de Camões”, “Astrónomos amadores - paixões sem limites?” e “o unicórnio e o bezoar: entre o mito e a realidade”, “A história da sífilis: o nascimento de uma doença”, “Phonographo que no domingo se apresentou constipado e rouco, apresentou-se na segunda feira claro e nítido como nunca”, “Livros portugueses de aritmética nos Descobrimentos” e “Problemas Reais – Soluções Matemáticas Históricas”.

A coordenação do ciclo de conferências é da responsabilidade de António Andrade, docente do Departamento de Línguas e Culturas e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, e José Saro, do Ministério da Educação, estando a organização do evento a cargo destes dois elementos, mas também dos professores da UA Helmuth Malonek (Departamento de Matemática e investigador no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações), Isabel Malaquias e Vítor Bonifácio (Departamento de Física e investigadores no Centro de Investigação Didática em Tecnologia e Formação de Formadores).