UA prepara medidas de segurança apertadas no regresso às aulas e procedimentos auditados.

2020-07-27 18:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Reitor da Universidade de Aveiro anuncia um novo ano letivo com turmas reduzidas, horários desfasados e alargados, desinfeção de objetos e espaços comuns e uso de máscara obrigatório em toda a UA.

Estas são algumas das medidas do regresso às aulas em formato presencial.

Paulo Jorge Ferreira garante que “a segurança de todos será a primeira prioridade”.

“Os estudantes de primeiro ano serão alvo de especial atenção, considerando a importância da dimensão presencial no seu primeiro contacto com a UA.”

O tempo letivo poderá alargar-se para diminuir as presenças em simultâneo.

“As turmas serão menores e os horários alargados no tempo, incluindo por exemplo as tardes de quarta-feira. Começaremos mais cedo ou terminaremos mais tarde, mas evitaremos recorrer aos sábados, exceto em cursos em que esse horário já existia. Para evitar aglomerações no acesso aos transportes, refeitórios, bibliotecas e outros serviços, os horários não iniciarão nem terminarão todos à mesma hora”.

Os procedimentos de segurança serão avaliados por uma empresa internacional especializada numa avaliação independente.

A época de avaliação de setembro e o regresso às atividades letivas a 6 de Outubro serão os primeiros momentos de teste ao novo normal.

Paulo Ferreira antevê capacidade de resposta depois da primeira fase de combate à pandemia.

“Estudantes, bolseiros, docentes, investigadores e pessoal técnico, administrativo e de gestão adaptaram-se rapidamente às circunstâncias, mantendo o olhar no futuro. A UA esteve à altura do desafio.”