UA prepara lançamento de "orientador virtual" na elaboração de teses.

2015-01-29 15:34

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro prepara-se para lançar software que facilita pesquisa inspirado no trabalho da ex-Reitora Isabel Alarcão (na foto). Trata-se de uma aplicação informática de apoio ao processo de orientação de pesquisas académicas e inspirada no trabalho de Isabel Alarcão, professora aposentada do Departamento de Educação e antiga Reitora da Universidade de Aveiro (UA), vai estar disponível online a partir de dia 11 de fevereiro.

A aplicação, desenvolvida pelos investigadores Dayse Neri de Souza e Francislê Neri de Souza, do Departamento de Educação, pela inspiradora do trabalho e em parceria com a Pictonio, empresa graduada da Incubadora de Empresas da UA (IEUA), vai ser apresentada nesse dia, às 15h00, na Sala do Senado da Reitoria da UA.

Como elaborar e executar um projeto de investigação? Como orientar e ser orientado? A aplicação web IARS® (Isabel Alarcão Research Software) responde a estas e outras questões e permite interação num ambiente de trabalho tutorial que pode ser visível apenas pelo orientador e para o orientando, mas também permite trabalhar em grupo e, assim, rentabilizar interações de caráter menos restrito.

O “Orientador Virtual” fornece a quem realiza a pesquisa ajuda na elaboração dos projetos. “É, porém, muito discreto pois não pretende nem deve substituir-se ao orientador real e generalista, uma vez que o presente software pode ser utilizado com diferentes paradigmas metodológicos”, explicam os autores.

O novo software será apresentado a 11 de fevereiro, a partir das 15h00, na Sala do Senado da Reitoria da UA, numa sessão que conta com a presença dos autores e Isabel Alarcão, para além do Reitor da UA, Manuel António Assunção, de António Moreira, diretor do Departamento de Educação, e de Nilza Costa, coordenadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).