UA: Portugal passa a dispor de um 'índice da gestão de plásticos'.

2022-07-15 17:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Reitor da Universidade de Aveiro (UA) elogia o esforço multidisciplinar no 'estudo da gestão de plásticos'.

Paulo Jorge Ferreira esteve na sessáo de divulgação dos resultados do índice da gestão de plásticos.

Em 2020 foram produzidas, a nível mundial, cerca de 367 milhões de toneladas e o cenário mais provável é que a produção duplique até 2040.

Paulo Jorge Ferreira destaca a importância dos indicadores numa área cujo histórico é cada vez mais preocupante. (com áudio)

Dados que acentuam a preocupação dos países à escala mundial.

O peso do plástico continua a crescer e parte desses dados refere-se a lixo.

Paulo Jorge Ferreira quer o pensamento já voltado para o futuro. Perceber o tipo de tendências, estudar os índices disponíveis e enfrentar o problema são desígnios que mobilizam a academia. (com áudio)

Portugal passa a dispor de um 'índice da gestão de plásticos'.

As previsões para os próximos anos não são animadoras e, por isso, foi elaborado pela Economist Impact, em colaboração com a Nippon Foundation, o Plastic Management Index, um ranking internacional, que pretende avaliar a situação da gestão de plásticos nos vários países do mundo, chamando a atenção para as crescentes preocupações globais no que respeita à utilização de plástico e salientando a urgência de fazer a sua gestão de forma sustentável.

Da equipa multidisciplinar que conduziu este estudo fazem parte elementos de várias unidades de investigação da Universidade de Aveiro, nomeadamente do Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO), do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, e da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas e que contou ainda com o apoio da associação Smart Waste Portugal.